São José comemora 251 anos com blues, samba, MPB e ópera
Atualizado em 10/07/2018 - 11:01
Casa Olivo Gomes, no Parque da Cidade
O Parque da Cidade, na zona norte, será palco para a apresentação de nove shows no dia 27 de julho, a partir das 11h30 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Governança

Os 251 anos de São José dos Campos contará uma programação diversificada para atender aos mais variados públicos. De blues ao samba e de MPB à ópera, entre tantas atrações. Isso sem contar com a tradicional corrida de rua e a novidade do Festival de Arte na Rua, no distrito de São Francisco Xavier - o Muriqui em Festa! 

Neste ano, a Prefeitura repetiu o apoio da iniciativa privada, como forma de conter os gastos públicos e, ao mesmo tempo, proporcionar um evento de qualidade e programação eclética para a população e visitantes. No Parque da Cidade, na região norte, se apresentarão artistas da cidade, da região e de repercussão nacional. Os shows acontecem no dia 27, com entrada gratuita ao público.

As comemorações de aniversário começam no dia 19 de julho, com o programa Blues no Municipal, que traz o show do artista internacional Darrell Nulisch e Banda, às 20h. Pela primeira vez no Brasil, a apresentação promete contagiar o público.

Nos dias 21 e 22, em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) São José dos Campos, acontecerá pela primeira vez o Festival de Arte na Rua, no distrito de São Francisco Xavier -- o Muriqui em Festa! São inúmeras atividades entre música, teatro, dança, artes visuais e performance.  

A tradicional Corrida de Aniversário da Cidade será no dia 22, às 8h, na Via Oeste, de 5 km e 10 km. As inscrições começam na próxima terça (10) e o evento será promovido em parceria com o Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo.

Na Casa de Cultura Tim Lopes, no dia 26, às 19h, está programado um baile para festejar os 251 anos, com a participação de dançarinos de dança de salão.

Carmina Burana, de Carl Orff, sob a regência Maestro Sérgio Wernec, será o presente do Coro Jovem à cidade. A apresentação acontecerá no dia 26, no Teatro Municipal, acompanhada da participação dos pianistas Guilherme de Almeida e Olga Lazareva, além de músicos convidados.

No dia do aniversário de São José dos Campos, 27 de julho, além de eventos em todos os poliesportivos, o Parque da Cidade será o palco de nove shows. O músico Peleco abre as apresentações às 11h30. No mesmo dia estão previstos shows com Fernando e Fabiano, Serial Funkers, Lucas e Priscila, Priscila Couto, Talis e Wellinton, Brilho no Olhar, Tchakabum e Sampa Crew.

Toda a programação da Prefeitura de São José dos Campos, coordenada pela da Secretaria de Governança, com apoio da Fundação Cultural, é totalmente gratuita. 

Festival de Pipas

A Prefeitura também promoverá neste mês julho, em comemoração ao aniversário da cidade, a segunda edição anual do Festival Joseense de Pipas, em versão ‘turbinada’.

O evento percorrerá quatro regiões (sul, norte, sudeste e leste), além do distrito de Eugênio de Melo. Os aficionados pelo brinquedo, que foi inventado na China há cerca de 1.200 a.C, poderão trocar experiências, conhecimentos e confeccionar pipas.

Em cada local, será realizada uma oficina gratuita de pipas ministrada por monitores da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, onde os interessados poderão aprender técnicas de montagem e utilizar a criatividade. Os materiais serão fornecidos pela Prefeitura.

Representantes da empresa EDP São Paulo estarão nos cinco locais e vão distribuir material informativo e dar orientações técnicas sobre os cuidados na prática de empinar pipas em ruas, praças e parques.

Profissionais da GCM (Guarda Civil Municipal) também participarão com uma campanha de conscientização sobre o não uso do cerol nas linhas. Serão distribuídos folhetos com dicas para soltar pipa com segurança.

Locais das oficinas (das 14h às 17h)

Dia 17, no Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães

Dia 19, no CDHU do Altos de Santana

Doa 24, no Pinheirinho dos Palmares

Dia 26, no Centro Esportivo de Eugênio de Melo

Dia 31, no Centro Poliesportivo do Jardim Cerejeiras


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Governança