Prefeitura assina contrato para monitoramento de território por satélite
Atualizado em 05/07/2018 - 14:55
Monitoramento por Satélite.
O monitoramento por satélite e detecção de mudanças no território possibilitará fiscalizar intervenções irregulares, como a supressão de vegetação, movimentação de terra e parcelamentos clandestinos - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos assinou, nesta quinta-feira (5), o contrato com a empresa Visiona Tecnologia Espacial, que prestará o serviço de monitoramento por satélite, análise e detecção de mudanças no território.

A empresa foi a vencedora da licitação na modalidade de tomada de preço com o valor de R$406.220 para prestação do serviço pelo período de 12 meses.

A aquisição de serviços de monitoramento por satélite de todo o território municipal é uma inovação tecnológica que trará mais eficiência à fiscalização de parcelamentos clandestinos, áreas de risco, desmatamento e outras infrações ambientais.

Um grupo de 4 satélites passará, a cada 72 horas, sobre o território e as imagens coletadas serão analisadas e processadas para detecção de alterações como novas edificações em parcelamentos clandestinos e áreas de risco, supressão de vegetação, terraplanagem em áreas ambientalmente protegidas, entre outras finalidades possíveis.

A resolução das imagens é de 30cm a 50cm e a área mínima de mapeamento permite observar desde a copa de uma árvore até um novo acesso feito em área de preservação permanente sem autorização. Essas informações serão obtidas em um curto espaço de tempo com relatórios gerados a cada 10 dias.

As imagens também darão suporte ao Grupo de Avaliação de Riscos Difusos (Gard), que atua na fiscalização de loteamentos clandestinos e áreas de risco.

Os novos recursos tecnológicos permitirão ao município fiscalizar o território constantemente de forma mais efetiva, agindo além das denúncias de irregularidades, com vistas a inibir a degradação ambiental.