Defesa Civil fala sobre sua missão aos atiradores do Tiro de Guerra
Atualizado em 05/07/2018 - 16:56
Atiradores do Tiro de Guerra assistem a apresentação de dirigentes e voluntários da Defesa Civil
Palestra apresentou a Defesa Civil para turma de atiradores do Tiro de Guerra - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Um grupo de sete dirigentes e voluntários da Defesa Civil de São José dos Campos apresentou palestra nesta quinta-feira (5) para cerca de 100 atiradores do Tiro de Guerra.

Realizada na sede do TG, na região leste da cidade, a palestra teve como tema as atividades realizadas pela Defesa Civil, que atua na prevenção, socorro e assistência para evitar e minimizar desastres naturais.

A Defesa Civil considera importante levar conhecimentos ao grupo de atiradores devido a diversas ações que são realizadas em conjunto pelas duas instituições.

Nesta sexta-feira (6), a Defesa Civil voltará ao Tiro de Guerra para uma nova palestra, desta vez abordando a ação dos radioamadores durante acidentes e desastres que atingem populações em locais distantes ou inacessíveis.

Os radioamadores prestam um serviço importante para a Defesa Civil por conseguirem fazer contato com locais afetados por desastres naturais depois que cessam os sinais de internet ou a energia elétrica.

Protegendo crianças e idosos

Em outra ação, desta vez dirigida para a população em geral, a Defesa Civil está ministrando treinamento para prevenção de acidentes domésticos e Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em caso de ocorrências envolvendo crianças e idosos.

O primeiro evento ocorreu na Casa do Idoso do bairro Vista Verde, na região leste, no último dia 29. No mês de agosto será a vez dos moradores dos bairros Jardim Limoeiro e Jardim Pôr do Sol, na região oeste.

A atividade na Vista Verde teve a participação de cerca de 20 pessoas, sendo a maioria de participantes do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) da região.

O treinamento tem como objetivo divulgar os procedimentos necessários para a prevenção de acidentes domésticos, assim como ações de primeiros socorros em uma ocorrência do gênero.

Os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s) são grupos formados por moradores voluntários de bairros considerados áreas de risco. Eles se reúnem para prevenir e reduzir a ocorrência de desastres nesses locais.

O trabalho é feito em conjunto com a Defesa Civil, que oferece capacitação aos moradores para que tenham condições de auxiliar no reconhecimento de sinais que indiquem situações de risco e para atuarem preventivamente na comunidade.

A Instituição

Criada em maio de 1983, a Defesa Civil conta com servidores e voluntários treinados para agir em casos de inundações, soterramentos, quedas de barreiras, desabamentos e incêndios.

A estrutura da Defesa Civil é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. O órgão também recebe compartilhamento de recursos de instituições, organizações, empresas e da própria comunidade.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão