Prefeitura revitaliza 18 áreas com o programa Minha Praça de Volta
Atualizado em 16/07/2018 - 11:09
Fim da revitalização da praça das Bandeiras. Foto: PMSJC. 04-07-2018
A Prefeitura revitalizou a praça das Bandeiras e implementou medidas para melhoria do tráfego no seu entorno - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança, qualidade de vida e opções de lazer para a população, a Prefeitura de São José dos Campos concluiu, nesta terça-feira (3), a reurbanização da 18ª área de lazer dentro do programa Minha Praça de Volta. Desta vez, a melhoria aconteceu na Praça das Bandeiras, beneficiando os moradores do Jardim Estoril, na zona sul da cidade.

A revitalização da área de lazer, uma das principais da região sul de São José, foi realizada pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade. O programa visa recuperar as praças abandonadas para que as famílias voltem a frequentar os locais com tranqüilidade e para que as crianças possam brincar e se divertir em segurança.

Foram executados os serviços de limpeza, roçada, poda de árvores, paisagismo, revisão da iluminação e pintura geral.

Para que as praças se mantenham conservadas, a Prefeitura conta com o apoio da população para que denuncie, por meio da Central 156, atos de depredação e vandalismo contra as praças recuperadas, preservando o patrimônio público à disposição da população.

Mais segurança

A recuperação da praça das Bandeiras complementa as melhorias que a Prefeitura tem realizado no local. Em junho, já haviam sido concluídos os trabalhos de ampliação da praça com o objetivo de aumentar a capacidade de tráfego. A implantação dos semáforos no local permitiu a melhor organização do trânsito trazendo mais segurança, inclusive, para quem passa a pé pelo local.

As mudanças já tiveram efeito positivo no tráfego da zona sul, sendo aprovadas pela população. Como a rotatória foi estendida até a rua Teodomiro Dias Pereira, facilitou o acesso dos veículos que seguem pela avenida Cidade Jardim e que pretendem acessar a avenida Andrômeda.

Para os pedestres que utilizam a praça, tanto para o lazer quanto para o deslocamento diário, a novidade foi a ampliação da área verde. No local, por onde passavam os carros, houve a implantação de gramado e de mudas de novas espécies de árvores, agregando um trecho de aproximadamente 1.500 m² de vegetação.

As melhorias, implementadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, foram executadas pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

Revitalizações intensificadas

As primeiras praças foram revitalizadas através do programa Minha Praça de Volta em fevereiro de 2017. Em 18 meses da atual gestão, foram recuperadas 18 áreas de lazer na região central e nas zonas sul, leste, norte, oeste e sudeste.

As ações do programa foram intensificadas neste ano. Somente no mês passado, foram concluídas as reurbanizações de cinco espaços públicos.

Até o aniversário de São José, no próximo dia 27 de julho, a previsão é de que sejam recuperadas mais quatro áreas de lazer, todas na região central. São elas o Parque Santos Dumont, um dos principais cartões postais de São José; as praças do Sol e Elizeth Cardoso, ambas na Vila Adyanna, e a praça Pedro Américo, na Vila Ema.

Áreas de lazer reurbanizadas

Praça 1 (praça não tem nome)
Localização: avenida Milton Santos com rua das Pitangas
Bairro: Frei Galvão