Prefeitura realiza 2º módulo do curso de Panc´s no Cras Eugênio de Melo
Atualizado em 02/07/2018 - 17:24
 Oficina de panc no cras Eugênio de Melo
Os participantes irão aprender a identificar as folhas, conhecer os valores nutricionais e como podem ser usadas no dia a dia - Foto: PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realiza nesta quarta-feira (4) o segundo módulo da Oficina Panc (Plantas comestíveis não convencionais) de Iniciação à Culinária, no Cras (Centro de Referências da Assistência Social) Eugênio de Melo, na região leste.

Neste módulo, serão trabalhados três tipos de folhas: Beldroega (Portulaca oleracea), Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) e Serralha (Sonchus oleraceus). Serão preparados dois pratos diferentes com cada folha.

Com a Beldroega serão feitos a sopa de abóbora e a salada de melancia. Para os que gostam de um petisco, a Ora-pro-nóbis será o recheio de um delicioso pastel de angu. E, de sobremesa, que tal um bolo com a mesma folha? Já para os amantes de uma saborosa massa, a serralha será o ingrediente especial no preparo da panqueca verde ao molho branco e do talharim.

Os participantes irão aprender a identificar as folhas, conhecer os valores nutricionais e como podem ser usadas no dia a dia. Também deverão aprender a cultivá-las, plantando na horta do próprio Cras, para que elas possam ser usadas pela comunidade local. Ao final, chega a hora de ir para a cozinha e iniciar o preparo dos pratos.

Cada participante irá receber uma cartilha contendo receitas com as folhas e seus benefícios, nutrientes e dicas sobre o cultivo. Tudo com uma linguagem acessível.

A oficina

Panc (Plantas comestíveis não convencionais) são alimentos que crescem espontaneamente e estão disponíveis em qualquer lugar, até mesmo em terrenos, quintais e calçadas. O objetivo dessa oficina é ensinar as pessoas a identificar esses alimentos que podem ser folhas, raízes, frutos, flores ou sementes. Por meio de exemplares que são apresentados, os participantes podem explorar os quatro sentidos (visão, tato, olfato e paladar) para o reconhecimento dessas plantas e assim usá-las na alimentação diária.

Ao todo são quatro módulos a serem realizados em todas as unidades do Cras. Para esse segundo módulo, ainda é possível se inscrever nas unidades do Anhembi (região sul), Centro ou Alto da Ponte (região norte).

Dia 4 de julho (quarta-feira)

Das 13h às 17h

Cras Eugenio de Melo (Rua Juvenal dos Santos, 15, Galo Branco)

3905-2096 | 3905-2191