Prefeitura realiza concurso para três cargos neste domingo
Atualizado em 01/07/2018 - 10:31
Concurso para agente educador, na Univap Urbanova. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 01-07-2018
Mais de 13.600 pessoas disputam vagas para agente educador, assistente em gestão municipal e dentista - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Mais de 13.600 candidatos participam, neste domingo (1º), do concurso público da Prefeitura de São José dos Campos que oferece 35 vagas, sendo 20 para agente educador, 10 para assistente em gestão municipal e 5 para dentista.

A expectativa era grande entre os inscritos que pleiteiam um cargo público. “Eu já trabalho na área, então estou bem esperançosa, me preparei para essa prova. O mercado está bem difícil e conseguir passar em um concurso e ter estabilidade é o que procuro hoje para a minha vida”, afirmou Ludmila kamezawa, 22 anos, que tanta uma vaga para agente educador.

Os cargos oferecidos são para agente educador com 7.498 pessoas na disputa (374 candidatos por vaga), assistente em gestão municipal (500 candidatos por vaga), ambas exigem nível médio de ensino, com salário de R$ 1.781,23. Para dentista, são cinco vagas com 1.109 profissionais inscritos (221 candidatos por vaga). A carreira, de nível superior e 20 horas semanais, oferece salário de R$ 3.401,26.

“Nem é tanto pelo salário e sim pela oportunidade de um emprego que me dê estabilidade nesse momento, por isso acordei cedo e estou aqui hoje para tentar conseguir a vaga de agente educador”, afirmou Michele Dias Rocha, 34 anos.

Esse processo seletivo da Prefeitura de São José dos Campos está sendo realizado nos dois períodos, o primeiro que teve início às 7h45 e termina às 12h e o segundo das 13h30 às 17h.

A classificação final será divulgada em 23 de julho de 2018, no Boletim do Município da Prefeitura de São José e no site do CIEE.

Concursos Públicos

Entre janeiro de 2017 e maio deste ano, 3.216 pessoas foram contratadas para reforçar o quadro de pessoal. O saldo inclui profissionais aprovados em concurso público, trabalhadores temporários e estagiários de nível médio e superior. Desse total, 1.432 saíram do processo seletivo para contratação por PD (Prazo Determinado) para as funções de professor 1, professor 2, professor eventual 1 e professor eventual 2.

Houve ainda 362 profissionais que ingressaram na Prefeitura de São José via concurso público. Além de professores 1 e 2, a Administração ainda convocou analistas em gestão municipal e procuradores.

Médicos e guardas municipais

No dia 6 de maio, foram realizadas provas do concurso público para médicos e para a Guarda Civil Municipal. A Prefeitura oferece 50 vagas para integrar a corporação da GCM e outras 30 vagas para cargos efetivos de médicos. No total, 4.563 pessoas se inscreveram para o concurso da guarda e 364 para os cargos médicos.

Para o cargo de médico, o salário oferecido é de R$3.401,26 para 20 horas semanais de trabalho. No entanto, ao vencimento inicial, de acordo com a legislação vigente, poderão ser acrescidas as verbas de adicional de desempenho, adicional de condições especiais de trabalho e adicional de insalubridade, atingindo uma remuneração de até R$ 7.333,45.

Para a guarda civil municipal 2ª Classe, o vencimento é no valor de R$ 1.591,86, para 44 horas de jornada semanal de trabalho, com vale-refeição e vale-transporte, além da possibilidade de trabalhar em escalas de revezamento e plantões, em conformidade com a Lei Complementar nº 359, de 2008.

Além do salário-base, o servidor tem mais adicional de risco de vida e RETG (Regime Especial de Trabalho de Guarda), que totaliza em R$ 3.183,72 de salário.

Ambos os concursos estão em andamento.