Domingo é dia de parque em São José dos Campos
Atualizado em 01/07/2018 - 17:04
Programa Domingo no Parque. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 01-07-2018
No palco, crianças participaram de toda a cena comandada pelo palhaço Eugênio, que com seu jeito divertido, encantou crianças e adultos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Viajar pelo mundo da imaginação, navegando pelo universo circense, por ritmos e músicas ao vivo em um espetáculo lúdico e interativo. Foi assim o espetáculo apresentado neste domingo (1º), pelo Grupo Eugenioslávia Cia. de Teatro, no projeto Domingo no Parque, no Parque da Cidade, na zona norte de São José dos Campos.

No palco, crianças participaram de toda a cena comandada pelo palhaço Eugênio, que com seu jeito divertido, encantou não apenas os pequenos, mas principalmente os papais e mamães que da plateia interagiam, cantando e aplaudindo a participação de seus filhos em cena.

Com a mulher e seus quatro filhos, Marcelo Goes, 43 anos, morador de Caçapava, passou um domingo diferente do habitual. “Hoje foi uma linda surpresa. Chegamos aqui e, quando percebemos, no palco começava uma peça de teatro. Paramos para assistir e daqui a pouco meus filhos já estavam lá participando da encenação”. Quando questionado sobre o programa preferido da família Goes, Marcelo não teve dúvida. "Domingo é dia de parque. Aqui sinto segurança para trazer toda a família”, afirmou.

Durante todo o mês de julho, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, dentro do projeto Domingo no Parque, levará até o público peças teatrais com temas variados, como imaginação, comédia dos contos medievais, ritmos populares brasileiros, cultura indígena e até o romantismo das obras de William Shakespeare. As apresentações, que acontecem na arena do Parque da Cidade, a partir das 15h, são gratuitas e voltadas para o público infantil.

Mais do que uma atividade cultural realizada em um dos locais mais frequentados da cidade, o ‘Domingo no Parque’ visa estimular grupos joseenses e da região a pesquisarem diferentes linguagens teatrais (como teatro de rua, circo, performances e contação de histórias), oferecendo oportunidade para que eles mostrem seus trabalhos. A programação prevê espetáculos em todos os domingos de julho.

Programação

Dia 8:

‘As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a morte com as graças de Jesus Cristo’ (teatro de rua)

Grupo Damião e Cia. de Teatro

A peça é uma comédia e narra a saga do herói errante Damião, um homem pobre, amigo da vadiagem, esperto e generoso, que viu sua vida – e de toda a humanidade – transformada, após a visita de dois misteriosos viajantes. É baseada no conto de origem medieval, conhecido como ‘O Ferreiro e a Morte’. O grupo conduz o público a um divertido acontecimento coletivo, alimentado pelo clima festivo das festas populares.

 

Dia 15:

‘A Fabulosa Caravana de Seu Malaquias’ (teatro de Mamulengo)

Grupo Boneco Vivo

O espetáculo conta a história do ‘Seu Malaquias’, que chega com sua trupe tocando e cantando, e apresenta suas atrações, entre elas, um ‘Desafio de Embolada’, um ‘Encantador de Cobras’, ‘O Mágico Mister Lantejoula’ e ‘Cobra Gigante’ (uma ‘cobra’ gigante que encerra a apresentação convidando o público a brincar de roda, com ritmos populares como a Ciranda e Marchinhas carnavalescas.

 

Dia 22:

‘Moranduba’ (infantil)

Grupo Cia Titerritório

A aldeia indígena de Pindamonhangaba se prepara para a festa do Dabukuri. No entanto, Jurema, a mais bela e espinhosa filha de Tuxua Marani, um provocador de brigas, completa o ciclo lunar de menina e torna-se mulher. Conforme a lei natural, a índia acende o fogo de tatá e está apta para escolher um guerreiro. No entanto, a espinhosa índia fica provocando os homens, que brigam entre si e causam muitas confusões na tribo.

 

Dia 29:

‘Romeu e Julieta’ (infantil)

Grupo MiniShakespeare 

A desmistificação do autor de difícil compreensão é o que propõe o grupo ao montar Shakespeare para crianças. O espetáculo é resultado de um dos contos mais conhecidos de William Shakespeare, Romeu e Julieta. O enredo aborda a famosa história de amor de um jovem casal que se apaixona, mas têm um grande problema que os impedem de se amarem: seus pais são rivais em uma guerra.

 

Arena do Parque da Cidade

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana

(12) 3924-7300


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo