GCM é qualificada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública
Atualizado em 30/01/2018 - 18:39
Proteção ao Cidadão
Os cursos tiveram início em 2006 quando foi implantado o sistema para viabilizar a capacitação qualificada - Foto: PMSJC

Rodrigo Simões Machado
Secretaria de Proteção ao Cidadão

O comando da Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos e a Inspetoria de Treinamento da corporação receberam, nesta terça-feira (30), os distintivos de ensino após passarem por diversos cursos de qualificações profissionais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Ligada ao Ministério da Justiça, a Senasp realizou o evento no Telecentro de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, e contou com guardas de todo o Estado de São Paulo.

Dois servidores municipais --o comandante Devair Pietraroia e o guarda civil Elvis de Jesus receberam as distinções após acumularem mais de 1.500 horas/aula em mais de 20 qualificações na área de segurança pública, da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp).

“Temos um histórico de permanência na Renaesp desde 2006. O interesse pela qualificação profissional deve fazer parte de todos os profissionais. Me sinto honrado com essa homenagem”, disse Devair Pietraroia, comandante da GCM.

Segundo Pietraroia, os cursos tiveram início em 2006 quando foi implantado o sistema para viabilizar a capacitação gratuita, qualificada, integrada e continuada, independentemente do tipo de órgão de segurança pública.

“Qualificação nunca será demais para quem atua nesse segmento tão complexo”, afirmou o GCM Elvis de Jesus.

30 Anos

Na última segunda-feira (29), a GCM de São José completou três décadas durante cerimônia de homenagens aos servidores e aos parceiros da corporação. Durante o evento, a Prefeitura anunciou novidades: um novo espaço, em prédio público, que será totalmente reformado, adaptado e equipado para comportar salas para treinamentos e cursos, academia de musculação, tatame, vestiários, além de um estande eletrônico de tiros.

Os guardas da primeira turma, de 1988, foram homenageados e cada um recebeu um relógio com o brasão da GCM como forma de reconhecimento. A homenagem envolveu guardas da corporação que foram destaques em alguns segmentos como atendimento de ocorrência, treinamento, programas educativos e esportivos como Anjos da Guarda e Caminhos do Esporte, artes gráficas, entre outros.

Um exposição foi montada especialmente para retratar o trabalho nas três décadas. No espaço, dois painéis com mais de 80 fotografias das décadas de 80, 90 e os anos 2000.

Além das viaturas, inclusive a 100% elétrica, motocicletas, fardas, o público pode prestigiar outros dois estandes: o do Programa Anjos da Guarda e o de treinamento dos guardas --com armamentos, rádios, objetos dos guardas que permanecem diariamente nas ruas, além de uniformes e outras curiosidades.