Prefeitura vai montar postos volantes de vacinação
Atualizado em 29/01/2018 - 18:45
4°  dia de vacinação contra a febre amarela - Comunidade Pinheirinho do Urbanova
Também deverão ser realizadas outras ações pontuais de casa em casa para vacinar moradores da zona rural, como a realizada no último domingo (28) nas comunidades Pinheirinho e Beira Rio, ambas na região do Urbanova (oeste) - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

No quinto dia da campanha de vacinação contra a febre amarela, o movimento nesta segunda-feira (29) foi mais tranquilo, sem registro de grandes filas ou contratempos. Foram vacinadas 13.617 pessoas, sendo que 13.047 receberam a dose fracionada e 570 a dose plena.

Somando com as 109.571 pessoas vacinadas até o domingo, São José dos Campos já registra 123.188 imunizadas contra a doença. A campanha prossegue até o dia 17 de fevereiro, em todas as regiões da cidade.

Nesta terça (30), as unidades básicas de saúde estarão abertas para vacinação das 7h às 17h. No sábado (3), o atendimento ocorrerá das 8h às 17h em todas as 40 UBS´s. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação ou cartão SUS.

Além da campanha nas UBSs, a Prefeitura irá enviar postos volantes de vacinação para locais de grande concentração de pessoas e que possuem ambulatório médico, como empresas, universidades e hospitais públicos e privados. A estratégia da campanha será definida esta semana pela Secretaria de Saúde. O objetivo é atingir o maior número possível de pessoas imunizadas.

Também deverão ser realizadas outras ações pontuais de casa em casa para vacinar moradores da zona rural, como a realizada no último domingo (28) nas comunidades Pinheirinho e Beira Rio, ambas na região do Urbanova (oeste), devido à proximidade do corredor ecológico.

No Pinheirinho foram vacinadas 139 pessoas e no Beira Rio 48. Também foi montado um posto de vacinação na feira livre de Santana, no domingo, onde foram vacinadas 200 pessoas.

Quem pode receber a vacina

Nem todas as pessoas poderão receber a vacina, como crianças com menos de 9 meses, gestantes, mulheres amamentando bebês com até 6 meses, imunodeprimidos – como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de lúpus e artrite reumatoide, por exemplo), transplantados, pessoas que apresentam condições clínicas especiais e não foram avaliadas pelo médico, pessoas com história de reação alérgica grave a ovo. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico.

Dias e horários da campanha

- 29 de janeiro a 2 de fevereiro (segunda a sexta-feira) – 7h às 17h

- 3 de fevereiro (sábado) – 8h às 17h