Prefeitura realiza contenção de erosão em bairro da região leste
Atualizado em 31/01/2018 - 17:38
Construção de Bocas de Lobo na Travessa 3 Rua 6 no Bairrinho
Equipes recuperam via na zona leste afetada por erosão - Foto: Beto Faria/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos conclui nesta terça-feira (30) os serviços de contenção de erosão e recuperação da Travessa 6 do Bairrinho, na zona leste.

A via, que é de terra, sofreu afundamento devido às chuvas recentes e ao processo de erosão, resultando na abertura de uma cratera.

As equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade refizeram a galeria de águas pluviais.

Também foi construído um PV (Poço de Visita), que facilitará os futuros serviços de limpeza e conservação da nova galeria.

A última etapa consiste na implantação de mais quatro bocas de lobo.

Segurança

As medidas implementadas no local vão melhorar o escoamento das águas das chuvas, contribuindo para evitar alagamentos e garantindo mais fluidez ao tráfego e mais segurança para os motoristas e pedestres.

Zona norte

Paralelamente, a Prefeitura está realizando trabalhos de contenção de erosão na avenida Maria Cândida Delgado, na Vila Cândida, na zona norte. A previsão é que o serviço seja concluído em fevereiro.

Para impedir novos desbarrancamentos na avenida e proteger as margens do rio Buquira, já foi implantado um sistema com 100 metros cúbicos de gaiolas de gabiões, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente.

Também foi instalada uma nova galeria de águas pluviais. A próxima fase prevê as construções de uma calçada e de um muro.