Política antidrogas contará com comitê específico em São José
Atualizado em 29/01/2018 - 12:18
Coalizão Casa Idoso Sul
O Programa sobre Drogas é articulado pela Assessoria de Políticas Especiais da Prefeitura em parceria com os governos do Estado e Federal, poderes legislativo e judiciário, com participação também das entidades da sociedade civil - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Tomam posse nesta terça-feira (30 de janeiro), 28 membros representantes do poder público e sociedade civil do Comitê Local de Políticas Sobre Drogas, coordenado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

O evento de posse será às 10h, no Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123). O objetivo é buscar ideias inovadoras na prevenção ao uso de drogas e substâncias que causam dependências física ou psíquica, além de acompanhar a execução da política municipal.

O comitê contará com pessoas de São José dos Campos, engajadas nas causas que primam pela qualidade e melhoria de vida das pessoas e que possam desenvolver projetos diferenciados em relação à prevenção contra as drogas.  

Sobre o Comitê Municipal de Políticas sobre Drogas

É um órgão colegiado que propõe e acompanha a execução da política municipal de prevenção ao uso de drogas. Além disso, sugere e estimula programas que visam o atendimento da pessoa em situação de uso de substâncias psicoativas.

O presente comitê funcionará em parceria com o Comad (Conselho Municipal Sobre Drogas) e com a Assessoria de Políticas Sobre Drogas da Prefeitura. A finalidade é de contribuir para o aprimoramento das políticas sobre drogas no município.

Metas de atuação

São metas desse Comitê: pesquisar, desenvolver e propor ao Poder Executivo:

  1. programas de prevenção ao uso indevido e à disseminação do tráfico ilícito de drogas e substâncias que causem dependência;
  2. programas de tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes;
  3. programas de otimização e capacitação de recursos humanos para esse trabalho;
  4. estimular estudos e pesquisas visando o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnico-científicos referentes ao uso, produção não autorizada e tráfico ilícito de droga e substâncias que causam dependência;
  5. identificar e levar ao conhecimento do poder executivo as possibilidades de acordos e convênios de interesse para a implementação da política municipal;
  6. promover o diálogo, a reflexão crítica e a articulação das políticas públicas de substâncias psicoativas do município de São José dos Campos.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão