GCM comemora 30 anos e anuncia nova sede para a corporação
Atualizado em 29/01/2018 - 18:47
30 Anos da GCM
Participaram do evento mais de 300 pessoas, entre guardas e familiares, ex-comandantes, autoridades municipais e representantes de órgãos de segurança como a Defesa Civil de São José e comandantes de outras cidades como Lorena, Jacareí, Itajubá, Osasco, São Paulo, Campos do Jordão e Ubatuba, além das polícia Militar e Civil - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Simões Machado
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Em cerimônia especial em comemoração aos 30 anos da Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos, a Prefeitura anunciou, nesta segunda-feira (29), a mudança da sede da corporação.  O novo espaço, em prédio público, será totalmente reformado, adaptado e equipado para comportar salas para treinamentos e cursos, academia de musculação, tatame, vestiários, além de um estande eletrônico de tiros.  

O início das obras está previsto para o primeiro semestre deste ano e dará mais agilidade, conforto e dinamismo para os trabalhos administrativo, operacional, setor de inteligência e treinamentos dos guardas municipais.

A novidade foi bem recebida pelo público composto por mais de 300 pessoas, entre guardas e familiares, ex-comandantes, autoridades municipais e representantes de órgãos de segurança como a Defesa Civil de São José e comandantes de outras cidades como Lorena, Jacareí, Itajubá, Osasco, São Paulo, Campos do Jordão e Ubatuba, além das polícia Militar e Civil.

Durante o evento, os guardas da primeira turma, de 1988, foram homenageados e cada um recebeu um relógio com o brasão da GCM como forma de reconhecimento. A homenagem envolveu guardas da corporação que foram destaques em alguns segmentos como atendimento de ocorrência, treinamento, programas educativos e esportivos como Anjos da Guarda e Caminhos do Esporte, artes gráficas, entre outros.

“Isso estimula o GCM a sempre querer fazer mais. Tem que amar o que faz e amar a instituição. Com isso, consequentemente o reconhecimento aparece”, disse o guarda Thiago Bueno, responsável pela criação do novo brasão e outras produções visuais da corporação.

Um exposição foi montada especialmente para retratar o trabalho nas três décadas. No espaço, dois painéis com mais de 80 fotografias das décadas de 80, 90 e os anos 2000. 

“Achei o evento muito bonito. Me emocionei do início ao fim com as homenagens. Eles merecem, pois colocam o sangue no serviço para proteger e servir à população. Deus proteja a todos esses guerreiros”, disse Tamiris Aparecida, que foi prestigiar o marido, o guarda Bruno Coelho.

“Achei uma cerimônia muito bonita e organizada, digna da comemoração dos 30 anos da GCM. Ter o nosso trabalho reconhecido nos dá motivação de melhorar cada dia mais e quem ganha é a população joseense”, disse a guarda Frediana Costa, do Programa Caminhos do Esporte.

Além das viaturas, inclusive a 100% elétrica, motocicletas, fardas, o público também pode prestigiar outros dois estandes: o do Programa Anjos da Guarda e o de treinamento dos guardas --com armamentos, rádios, objetos dos guardas que permanecem diariamente nas ruas, além de uniformes e outras curiosidades.

“É muito gratificante receber uma homenagem. É uma forma de reconhecimento do seu trabalho. Ver que tudo aquilo que você faz em prol das das crianças vale à pena”, disse o GCM João Batista de Carvalho.

História

Criada pela lei municipal 3.298, de 1988, a Guarda Municipal chega ao trigésimo ano como uma nova forma de atuação, um jeito moderno de se relacionar com a comunidade, tornando-se uma instituição modelo para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e outras cidades no Estado de São Paulo e no país.

Três décadas depois, a GCM entra numa nova fase: próxima das forças de segurança e polícias Militar e Civil, compartilhando recursos, cuidando cada vez mais do patrimônio público e contribuindo com a segurança da população.

No início de 2017, a Prefeitura lançou o programa “São José Unida - Segurança e Inteligência”, responsável por reunir as forças policiais e os órgãos de prevenção do município para ações conjuntas em prol do ordenamento urbano e do aumento da sensação de segurança.

O programa rendeu à Prefeitura o prêmio e o título de Projeto Inovador durante o 1º Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista e do Vale do Paraíba, em dezembro do ano passado.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão