Escolas da rede municipal terão reforço de 1.300 professores e estagiários em 2018
Atualizado em 29/01/2018 - 19:40
Admissão de 150 estagiários  Paço Municipal   27 01 2018
Somente no último sábado (27), a Prefeitura contratou 236 estagiários em Pedagogia - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a contratação de aproximadamente 500 professores efetivos e 800 estagiários em Pedagogia. As contratações visam o começo do ano letivo de 2018. Os primeiros professores a serem chamados serão os classificados no concurso público realizado em outubro do ano passado, que irão preencher 301 vagas.

Destes 500 professores, cerca de 200 professores serão contratos pelo regime por Prazo Determinado e Eventuais. Eles foram classificados no processo seletivo realizado em 10 de dezembro. O contrato será de um ano.

Os professores que estão sendo contratados atenderão sobretudo às novas unidades escolares e as que serão entregues em breve, além de substituírem professores que se aposentaram recentemente.

Tanto o professor efetivo quanto o contratado com o cargo de Professor I irá atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; já o Professor II ministrará aulas de acordo com sua especialidade: Ciências, Arte, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

A integração dos professores será realizada no dia 1º de fevereiro, no Cefe (Centro de Formação do Educador).

Estagiários

Também para o início do ano letivo estão sendo contratados cerca de 800 estagiários para a função de auxiliar pedagógico, permanecendo juntamente com os professores, em sala de aula. A contratação dos estagiários teve início no sábado (27).

Como parte da integração, os estagiários participarão nos dias 1º e 2 de fevereiro de um seminário sobre educação inclusiva, que será ministrado por profissionais do Ciee (Centro Integração Empresa-Escola) e do Gaia (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo)

O objetivo é orientar e motivar os estagiários que cursam Pedagogia sobre como proceder, agir e trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais. Ou seja, de alunos inseridos no sistema de Educação Inclusiva.