UBS´s estarão abertas até 17h neste fim de semana para vacinação contra a febre amarela
Atualizado em 29/01/2018 - 13:50
2º Dia de Vacinação contra a Febre Amarela. 26-01-2018
Essa é a maior campanha de vacinação já realizada na cidade, pois a meta é imunizar mais de meio milhão de pessoas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

No segundo dia da campanha de vacinação fracionada contra a febre amarela foram imunizadas 24.105 pessoas nas 40 unidades básicas de saúde do município. Destas, 23.383 receberam a dose fracionada e 722 a dose padrão. Em dois dias de campanha, foram vacinadas 54.548 pessoas em São José dos Campos.

Os postos estarão abertos neste sábado (27) e domingo (28) a partir das 8h. O atendimento se estenderá até 17h. A Prefeitura reforça que as UBSs estão preparadas para atender todas as pessoas, pois São José recebeu 509 mil doses da vacina, o suficiente para imunizar os moradores da cidade.

A Prefeitura preparou uma força-tarefa com cerca de 1.000 servidores públicos e voluntários para atender toda a demanda. Nesta sexta-feira (26), segundo dia da campanha, o movimento foi um pouco menor que no primeiro dia, novamente sem registro de contratempos.

“Fui muito bem atendida. Quis vacinar rápido para ficar tranquila. Prevenção é o mais importante. Vou trazer os netos e a família toda para vacinar, disse Dilma Maria Alves Moreira, 63 anos, empregada doméstica, moradora do Campo dos Alemães, na região sul.

José Carlos de Souza Silva, 39 anos, ajudante de serviços gerais, morador do Campo dos Alemães, também foi logo cedo na unidade do Campo dos Alemães. “Estou aliviado por ter me vacinado. Agora fico mais tranquilo para trabalhar e viajar, se precisar”, afirmou.

O aposentado João Sanekyio Makya, 90 anos, morador do Jardim Paraíso, na zona sul, também foi na manhã desta quarta-feira (26) à UBS do Jardim Oriente para um atendimento de rotina. Ele, que estava acompanhado pela dona Silvana, sua cuidadora, perguntou às enfermeiras se poderia se vacinar, mesmo com a idade avançada. Diante da resposta positiva, não teve dúvidas:  entrou na fila e foi imunizado contra a febre amarela.

A  campanha se estenderá até o dia 17 de fevereiro. Essa é a maior campanha de vacinação já realizada na cidade, pois a meta é imunizar mais de meio milhão de pessoas.

Quem pode receber a vacina

Nem todas as pessoas poderão receber a vacina, como crianças menores de 9 meses; gestantes; mulheres amamentando crianças com até 6 meses; pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus e artrite reumatoide, por exemplo); pessoas que apresentam condições clínicas especiais e que não foram avaliadas pelo médico; pessoas com história de reação alérgica grave a ovo e transplantados. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico.

Será necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e cartão SUS (se tiver).

Dias e horários de funcionamento das UBS’s durante a campanha:

• 27 e 28/01 – Sábado e Domingo – das 8h às 17h
  • De 29/01 a 02/02 – Segunda a sexta – 7h às 17h