Guarda Civil de São José comemora os 30 anos de trajetória
Atualizado em 26/01/2018 - 17:50
Guarda Civil
Aos 30 anos de existência, a GCM coloca em sua frota carro 100% elétrico - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Simões Machado
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta segunda-feira (29), solenidade em comemoração ao 30 anos da criação da GCM (Guarda Civil Municipal). Cerca de 300 pessoas são esperadas para o evento no auditório principal do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte, para prestigiar os guardas civis municipais, que atuam na proteção dos bens, serviços e instalações municipais e ainda na preservação da ordem, contribuindo para a segurança da cidade.

Representantes de órgãos de segurança, autoridades municipais, vereadores, deputados, convidados, familiares e a própria corporação marcarão presença na cerimônia em homenagem às três décadas de trabalho da instituição.

Na solenidade estão previstas homenagens aos guardas da primeira turma, de 1988, ex-comandantes, parceiros e amigos da GCM e integrantes da corporação que foram destaques em alguns segmentos como atendimento de ocorrências, ensino e instrução, programas sócio educativos, produção gráfica institucional, produção de conteúdo para mídias sociais e outros.

Criada pela lei municipal 3.298, de 1988, a Corporação chega ao trigésimo ano como uma nova forma de atuação, um jeito moderno de se relacionar com a comunidade, tornando-se uma instituição modelo para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e outras cidades no Estado de São Paulo e no país.

“Proteger os bens, serviços e instalações municipais é nossa função primordial, temos como compromisso garantir a segurança no âmbito interno e apoiar as ações no âmbito externo, fortalecer as parcerias estratégicas envolvendo o município, o Estado e a União nas ações de prevenção”, disse o comandante da GCM, Devair Pietraroia.

A corporação mantém o efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo, zela pela estética urbana e promove a segurança pública dos bens públicos e em eventos oficiais.

Para a realização da solenidade de segunda-feira, a subcomandante Cristiane Lobo, disse que conta com o apoio de parceiros e a própria população, que gosta e aprova o trabalho da corporação.

“Esse evento é marcante, estamos passando da fase de juventude para a maturidade institucional, a Guarda Civil Municipal se apresenta como uma agência municipal baseada em conceitos de legalidade, prevenção, participação comunitária, aliada e protetora dos usuários dos serviços municipais", afirmou.