Força-tarefa mobiliza cerca de 1.000 pessoas para campanha contra a febre amarela
Atualizado em 25/01/2018 - 11:31
Vacinação contra a Febre Amarela em São Francisco Xavier
Nesta quarta-feira (24) os servidores receberam as orientações técnicas da coordenação da campanha, a cargo dos profissionais da Secretaria de Saúde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos prepara uma força-tarefa para a campanha de vacinação contra a febre amarela, que começa nesta quinta-feira (25), a partir das 6h, em todas as 40 unidades básicas de saúde do município. A mobilização envolve cerca de 1.000 servidores públicos e voluntários.

A Prefeitura reforça que não há motivo para pânico ou correria aos postos de saúde, que estarão preparados para acolher a todos, pois a campanha se estenderá até o dia 17 de fevereiro. Nesta quinta e sexta as UBS’s vão abrir excepcionalmente mais cedo, das 6h às 17h. A vacinação acontecerá também no sábado (27) e no domingo (28), das 8h às 17h.

Nesta quarta-feira (24) os servidores receberam as orientações técnicas da coordenação da campanha, a cargo dos profissionais da Secretaria de Saúde. Eles foram treinados a prestar todas as informações para a população que procurar as unidades básicas, sobretudo sobre quem pode ou não receber a vacina.

Todas as UBS’s receberão reforço de servidores e voluntários para ajudar neste trabalho de organização de eventuais filas, cadastro e esclarecimentos sobre a vacina. Essa é a maior campanha de vacinação já realizada na cidade, pois a meta é imunizar mais de meio milhão de pessoas. A Prefeitura recebeu do Governo do Estado um estoque de 509 mil vacinas, número suficiente para vacinar toda a cidade.

Nesta quarta as unidades foram abastecidas das vacinas que estavam armazenadas no Almoxarifado da Secretaria de Saúde desde terça-feira. As remessas estão sendo enviadas aos poucos, para não sobrecarregar as unidades e evitar perdas decorrentes de quedas de energia, comuns nesta época de chuvas fortes.

Contraindicação

Nem todas as pessoas poderão receber a vacina, como crianças menores de 9 meses; gestantes; mulheres amamentando crianças com até 6 meses; pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus e artrite reumatoide, por exemplo); pessoas que apresentam condições clínicas especiais e que não foram avaliadas pelo médico; pessoas com história de reação alérgica grave a ovo e transplantados. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico.

Será necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e cartão SUS (se tiver).

Dias e horários de funcionamento das UBS’s durante a campanha:

• 25 e 26/01 – Quinta e sexta – das 6h às 17h
  • 27 e 28/01 – Sábado e Domingo – das 8h às 17h