UBS’s começam a receber mais de 500 mil doses da vacina contra a febre amarela
Atualizado em 24/01/2018 - 09:01
Estoque de Vacina da Febre Amarela
As vacinas estão estocadas no Almoxarifado da Secretaria de Saúde, que começa a distribuição nesta quarta (24) nas 40 unidades básicas de saúde que estarão abertas para vacinação da população - Foto: Beto Freitas/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos já recebeu, nesta terça-feira (23), as 509 mil doses fracionadas que serão utilizadas na campanha de vacinação contra a febre amarela, a partir desta quinta-feira (25). As vacinas estão estocadas no Almoxarifado da Secretaria de Saúde, que começa a distribuição nesta quarta (24) nas 40 unidades básicas de saúde que estarão abertas para vacinação da população.

A campanha se estenderá até o dia 17 de fevereiro. Nesta quinta e sexta as UBS’s vão abrir excepcionalmente mais cedo, das 6h às 17h. A vacinação acontecerá também no sábado (27) e no domingo (28), das 8h às 17h.

A Secretaria de Saúde reforça que não há motivo para pânico ou correria aos postos de saúde, pois o número de vacinas será suficiente para imunizar toda a população. Além disso, não há circulação do vírus na área urbana de São José dos Campos.

Calendário

Nesta terça, a Prefeitura definiu o calendário de abertura das UBS’s até o final da campanha. O objetivo é dar oportunidade para a população se vacinar em horários alternativos. Também haverá um posto de vacinação exclusivo no CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas), para atender aos usuários desta unidade que necessitam de avaliação médica para receber a vacina.

A Prefeitura reforça que nem todas as pessoas poderão a receber a vacina, como crianças menores de 9 meses; gestantes; mulheres amamentando crianças com até 6 meses; pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus e artrite reumatoide, por exemplo); pessoas que apresentam condições clínicas especiais e que não foram avaliadas pelo médico; pessoas com história de reação alérgica grave a ovo e transplantados. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico.

Nos dias da campanha, as unidades estão orientadas a prestar todos os esclarecimentos para tirar as dúvidas da população. Haverá um reforço de servidores municipais em todas as unidades. Será necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e cartão SUS (se tiver).

Dias e horários de funcionamento das UBS’s durante a campanha:

• 25 e 26/01 – Quinta e sexta – das 6h às 17h
  • 27 e 28/01 – Sábado e Domingo – das 8h às 17h