UBS’s abrirão mais cedo para vacinação contra febre amarela a partir de quinta
Atualizado em 22/01/2018 - 18:11
Vacinação contra a Febre Amarela em São Francisco Xavier
Mais de 4 mil pessoas foram vacinadas na zona rural no último fim de semana - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

A campanha de vacinação contra a febre amarela em dose fracionada começa nesta quinta-feira (25) e se estende até o dia 17 de fevereiro em todas as 40 unidades básicas de saúde de São José dos Campos. O governo do Estado disponibilizou 509 mil doses para o município, número suficiente para imunizar todos os moradores da cidade. 

A Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (22) que as UBS’s vão abrir mais cedo, excepcionalmente, na quinta (25) e na sexta-feira (26). O horário de atendimento será das 6h às 17h. As unidades também vão abrir no sábado (27) e no domingo (28), das 8h às 17h. 

O objetivo é dar oportunidade para a população se vacinar em horários alternativos. Também haverá um posto de vacinação exclusivo no CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas), para atender aos usuários desta unidade que necessitam de avaliação médica para receber a vacina.

A Secretaria de Saúde reforça que não há motivo para pânico ou correria aos postos de saúde, pois o número de vacinas será suficiente para imunizar toda a população. Além disso, não há circulação do vírus na área urbana de São José dos Campos.

Também não há registro de macacos mortos por febre amarela e nem de pessoas que adquiriram a doença no município. A febre amarela transmitida no Brasil é a silvestre, ou seja, o mosquito que a transmite vive em matas. Todas as pessoas que adquiriram a doença e morreram nos municípios divulgados, tiveram contato com mata (chácaras, trilhas, etc).

Zona Rural

A Prefeitura realizou de sexta-feira a domingo (19, 20 e 21) um mutirão de vacinação contra a febre amarela na zona rural da região norte. Foram imunizadas 4.288 moradores de São Francisco Xavier, Bonsucesso, Buquirinha e adjacências.

Para realização da campanha foram disponibilizadas pelo Estado 5.000 doses da vacina de dose padrão, exclusivamente para os moradores desta região por residirem próximos do chamado "corredor ecológico", onde há mais risco de contaminação pelo vírus da febre amarela silvestre.

No distrito de São Francisco Xavier foram vacinadas 2.067 pessoas no posto fixo na unidade básica de saúde e nos postos volantes, sendo 538 na sexta (19), 911 no sábado (20) e 618 no domingo (21). Nos bairros Bonsucesso, Buquirinha e adjacências foram aplicadas 2.221 doses da vacina de sexta (19) a domingo (21).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde