São Francisco Xavier terá vacinação neste sábado contra a febre amarela
Atualizado em 19/01/2018 - 16:59
Vacinação Febre Amarela  Mirante do Buquerinha  19 01 2018
Ação de casa em casa vacinou a população do Buquirinha e Bonsucesso - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (20), a partir das 8h, uma campanha de vacinação contra a febre amarela destinada exclusivamente para a população residente próxima à área de mata da região norte da cidade.

Serão disponibilizadas 5.000 doses da vacina plena para os moradores do distrito de São Francisco Xavier, Buquirinha e Bonsucesso, numa ação de casa em casa. Em São Francisco Xavier a vacinação também será feita na UBS, das 8h às 17h.

Esta vacinação específica é por determinação do Estado, uma vez que essas regiões estão dentro ou próxima do chamado ‘corredor ecológico’, e seus moradores correm mais risco de contaminação pelo vírus da febre amarela.

Irão trabalhar nesta campanha 12 equipes volantes da Prefeitura, sendo 7 em São Francisco Xavier, 3 no Buquirinha, 2 no Bonsucesso e adjacências e 1 fixa na UBS São Francisco, num total de 53 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e agentes comunitários de saúde.

Desde o final do ano passado, a Prefeitura tem realizado atualização de carteira vacinal dos moradores da região norte, em razão do maior risco de exposição ao vírus. Nesta sexta (19), as equipes volantes da Secretaria de Saúde fizeram ação de casa em casa em São Francisco e Buquirinha, onde cerca de 600 pessoas foram vacinadas. Ao todo, na região rural, foram imunizadas mais de 5.000 pessoas desde o novembro de 2017.

Campanha fracionada

A Prefeitura pede que a população das outras regiões da cidade fique tranquila e aguarde o início da campanha fracionada, que será realizada no período de 25 de janeiro a 17 de fevereiro.

O Estado confirmou que vai enviar 509 mil doses da vacina para São José dos Campos, número suficiente para imunizar todos os moradores da cidade. A campanha prevê a abertura das 40 unidades básicas de saúde, inclusive aos sábados, para vacinar toda a população a partir de 25 de janeiro.