Final de semana tem novo mutirão contra o Aedes aegypti
Atualizado em 19/01/2018 - 17:47
Combate a dengue
A nebulização foi intensificada neste mês devido à chegada do verão - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Mais um mutirão de combate a pernilongos será realizado pela Prefeitura de São José dos Campos neste sábado (20), no período das 17h às 21h. Será o segundo final de semana consecutivo de fumacê, trabalho que já é executado normalmente de segunda a sexta-feira, neste mesmo horário.

Os produtos utilizados também combatem o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela, reforçando os mutirões realizados constantemente pela Secretaria de Saúde e contribuindo para as reduções dos casos da doença.

A nebulização foi intensificada neste mês devido à chegada do verão. O objetivo é que o fumacê aos sábados seja mantido até março, quando diminui a incidência de pernilongos.

Em caso de chuva, o serviço não é realizado e as visitas são reprogramadas.

Os pedidos de fumacê devem ser encaminhados por meio da Central 156. Em 2017, foram atendidas 1.186 solicitações dos munícipes.

Larvicidas

Paralelamente ao fumacê, é realizado um trabalho preventivo com a aplicação de larvicidas nos córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada na região do centro e nos bairros para evitar a proliferação de pernilongos e Aedes aegypti.

Existem atualmente 86 pontos de aplicação dos dois produtos –um biológico granulado e outro natural à base de água, com monitoramento constante. Este tipo de controle biológico é considerado a forma mais eficaz de extermínio dos pernilongos e do Aedes, eliminando as larvas e impedindo que se desenvolvam e se proliferem.

O trabalho é realizado por duas equipes de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Os produtos contra os pernilongos são aplicados desde 2007 e já contribuíram para a redução em 90% da infestação destes insetos na cidade.

Os larvicidas utilizados pela Prefeitura têm alto efeito residual, o que permite a aplicação em intervalos de até 90 dias sem que percam sua eficácia. Já um larvicida comum tem eficácia por no máximo cinco dias.

Programação do fumacê

Em caso de chuva, o serviço é reprogramado

Sexta-feira (19)

Sul –Jardim Estoril, Jardim Portugal, Jardim Madureira, Residencial Primavera, Quinta das Flores e Residencial do Bosque