Programa Revitalização de Nascentes recebe visitantes
Atualizado em 18/01/2018 - 18:24
Parques
O grupo vai visitar uma das nascentes em processo de revitalização no Parque da Cidade. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta sexta-feira (19) um grupo organizado pelo SESC - Serviço Social do Comércio, realiza visita ao Programa Revitalização de Nascentes, da Prefeitura de São José dos Campos, conhecendo uma das nascentes em processo de revitalização no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Av. Olivo Gomes, 100, Santana). A atividade acontece das 9 às 13 horas. A inscrição, já encerrada, foi realizada pela Central de Atendimento do Sesc.

A visita faz parte do Projeto Ecologia Urbana do Sesc, que promove ao longo do ano reflexões e vivências sobre os caminhos para uma sociedade sustentável a partir das relações estabelecidas nas áreas urbanas, onde se concentra grande parte da população.

Educadores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que coordena o Programa Revitalização de Nascentes, recepcionarão os visitantes no Parque da Cidade, explicando sobre o processo de restauração da mata ciliar da nascente e também sobre as ações socioeducativas envolvidas neste trabalho.

Durante a atividade os participantes também terão a oportunidade de participar do plantio de algumas mudas nativas na área da nascente. A programação conta também com uma breve caminhada pelo Parque da Cidade, onde serão destacados os atributos históricos e ambientais desta que é maior área verde em zona urbana do município.

Revitalização de nascentes

O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APPs (Áreas de Preservação Permanente).

O programa revitaliza e preserva nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.