Prefeitura realiza contenção de erosão às margens do Senhorinha
Atualizado em 22/01/2018 - 06:44
Contenção de erosão na Rua Orlando Balbino da Silva no Terras do Sul
Equipe trabalha para evitar afundamento de rua Orlando Balbino da Silva, no bairro Jardim Terras do Sul, na região sul. - Foto: Beto Faria/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou os serviços de contenção de erosão às margens do córrego Senhorinha na rua Orlando Balbino da Silva, no bairro Jardim Terras do Sul, na região sul. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e a previsão é de que seja concluído até o final desta semana.

A erosão foi causada pela ação do tempo e pelas chuvas dos últimos anos, provocando riscos de afundamento da via.

Será ampliada a galeria de águas pluviais existente nesta rua e implantada mais uma boca de lobo.

Os serviços realizados no local ajudarão a melhorar o escoamento, reduzindo a ocorrência de alagamentos e empoçamentos e eventuais novas erosões.

Todos estes serviços têm como objetivo garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Zona norte

Paralelamente, a Prefeitura está realizando trabalhos de contenção de erosão na avenida Maria Cândida Delgado, na Vila Cândida, na zona norte. A previsão é que o serviço seja concluído no início de fevereiro.

Para impedir novos desbarrancamentos na avenida e proteger as margens do rio Buquira, já foi implantado um sistema com 100 metros cúbicos de gaiolas de gabiões, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente.

Também foi instalada uma nova galeria de águas pluviais. A próxima fase prevê as construções de uma calçada e de um muro.