Estado envia 5.000 doses da vacina para moradores da região rural de São José
Atualizado em 18/01/2018 - 19:09
Vacina Febre Amarela - UBS Vila Maria
Serão vacinados neste sábado (20) os moradores do distrito de São Francisco Xavier, Buquirinha e Bonsucesso, numa ação de casa em casa por equipes volantes da Secretaria de Saúde do município - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu, nesta quinta-feira (18), 5.000 doses da vacina contra a febre amarela para serem disponibilizadas, exclusivamente, para a população residente próxima à área de mata da região norte da cidade.

Serão vacinados neste sábado (20) os moradores do distrito de São Francisco Xavier, Buquirinha e Bonsucesso, numa ação de casa em casa por equipes volantes da Secretaria de Saúde do município. Em São Francisco Xavier a vacinação também será feita na UBS, que ficará aberta no sábado.

Esta vacinação específica é por determinação do Estado, uma vez que essas regiões estão dentro do chamado ‘corredor ecológico’ e seus moradores correm mais risco de contaminação pelo vírus da febre amarela.

Desde o final do ano passado, a Prefeitura tem realizado atualização de carteira vacinal dos moradores da região norte, em razão do maior risco de exposição ao vírus. Até o momento, já foram vacinadas 4.808 pessoas, sendo 1.443 no bairro Bonsucesso, 2.030 do Buquirinha e 1.335 de São Francisco Xavier.

Campanha fracionada

A Prefeitura pede que a população das outras regiões da cidade fique tranquila e aguarde o início da campanha fracionada, que nesta quinta-feira (18)  foi antecipada pelo Governo do Estado, agora para o período de 25 de janeiro a 17 de fevereiro.

O Estado confirmou que vai enviar 509 mil doses da vacina para São José dos Campos, número suficiente para imunizar todos os moradores da cidade. A campanha prevê a abertura das 40 unidades básicas de saúde, inclusive aos sábados, para vacinar toda a população a partir de 25 de janeiro.