Após melhorias, PEVs recebem 56 mil toneladas de resíduos
Atualizado em 17/01/2018 - 15:46
Pev no bairro jardim Copacabana na zona leste
Funcionário recebe e separa materiais no PEV Copacabana - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

As melhorias implementadas pela Prefeitura de São José dos Campos nos 12 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos) da cidade foram aprovadas pela população e contribuíram para a ampliação do atendimento, resultando no recolhimento de 56.207 toneladas de resíduos de entulho e lixo em 2017.

No total, de janeiro a dezembro foram retiradas das unidades 10.689 caçambas, 23 a mais do que no mesmo período de 2016, contendo entulho, madeira, resto de poda, gesso e amianto.

Também foram entregues nos PEVs 142.336 produtos, incluindo sofás, TVs, móveis, colchões, eletroeletrônicos, lâmpadas, pneus e pilhas, entre outros. É um aumento de 36% em relação aos 104.761 produtos recolhidos em 2016.

Com a abertura das unidades também aos domingos, medida adotada em novembro do ano passado, a expectativa é de que o resultado de 2018 seja ainda melhor, com aumento do número de frequentadores.

Horário estendido

A Prefeitura realizou diversas melhorias nos PEVs. Com a ampliação do horário de funcionamento, os munícipes podem levar os resíduos de entulhos às unidades todos os dias da semana, evitando o acúmulo dentro das residências.

Desde o início de 2017, os PEVs foram reestruturados, a gestão foi incrementada e o serviço e o atendimento à população foram aprimorados.

No trabalho de ampliação do combate ao descarte irregular de lixo também foram fechados 17 entulhódromos nas zonas sul, leste e sudeste.

A Prefeitura orienta os munícipes a fazerem a destinação correta de lixo reciclável e entulho no PEV mais próximo de suas residências. O descarte de entulho em terrenos ou ruas pode acarretar multas de até R$ 15 mil (lei municipal 7815/09 e lei municipal 8206/10).

Melhorias

Para liberar para uso da população, a Secretaria de Manutenção da Cidade realizou em 2017 a limpeza das caçambas, dando a destinação correta para materiais. O PEV é parte de um sistema integrado de gestão de resíduos da construção civil e é voltado para os pequenos geradores, usuários domésticos que produzem até um metro cúbico de resíduos (equivalente a uma caçamba de um pequeno utilitário).

Os PEVs facilitam o dia a dia da população, contribuindo para que os resíduos de construções e de podas e capinas não sejam jogados na beira de córregos, em áreas verdes e outros terrenos da cidade, evitando a poluição e a contaminação do solo.

A operacionalização é realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade, que recebe, separa, armazena e promove a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

Novos PEVs

E as melhorias continuam em 2018, com a abertura de duas novas unidades ainda no primeiro semestre. 

Já está sendo realizada a terraplenagem do PEV que vai funcionar no Jardim Santa Luzia, na zona sudeste, em serviço previsto para ser concluído ainda neste mês.

A previsão é de que o PEV da zona sudeste comece a funcionar até junho. Neste mesmo período, também deverá estar à disposição da população uma unidade no distrito de São Francisco Xavier.

A implantação de novos PEVs integra o Plano de Gestão da atual Administração.

Sustentabilidade        

As unidades do Santa Luzia e de São Francisco serão construídas e implantadas com conceitos inovadores do ponto de vista ambiental, em um trabalho conjunto das secretarias de Manutenção da Cidade e de Urbanismo e Sustentabilidade.

Serão instalações modelo de sustentabilidade, incluindo parede de solo-cimento, sistemas de captação de água de chuva, teto verde, tratamento sustentável de águas residuais e jardins de chuva, entre outros mecanismos. 

Os demais PEVs que forem implantados em São José também adotarão este modelo inovador de sustentabilidade.

Funcionamento dos PEVs

Horários

– Segunda-feira a sábado, das 8h às 17h

– Domingo, das 8h às 12h

 Locais

Sul

– Campo dos Alemães | Avenida dos Evangélicos, 601

– Dom Pedro 2º | Rua Trinta e Sete, 130

– Residencial Gazzo | Rua Arcilio Moreira da Silva (ao lado do cemitério Colonia Paraíso)

– 31 de Março | Rua Guidoval, 100

– Jardim Satélite | Rua Estrela Dalva, 135

– Interlagos | Rua Ubirajara Raimundo de Souza, 21

Leste

– Galo Branco | Avenida Benedito Luiz de Medeiros, 811

– Novo Horizonte | Rua dos Topógrafos (esquina com a Avenida Tancredo Neves)

Copacabana | Rua Charles Diamond, em frente à Praça Joaquim Figueira de Andrade

Norte

– Altos de Santana | Avenida Alto do Rio Doce, 1075 (ao lado da Escola Municipal Vera Babo de Oliveira)

– Vila Jaci | Rua Xavantes, 367

Centro

– Martins Pereira | Rua Ana Gonçalves da Cunha,370 (ao lado do estádio)


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade