Escolas se preparam para receber 65 mil alunos no dia 5 de fevereiro
Atualizado em 15/01/2018 - 22:39
Imi Professora  Angela Maria de Souza Alves  05 01 2018
A IMI Profª Anjela Maria de Souza Alves, no Jardim Morumbi, é uma das 20 escolas que foram pintadas e reformadas durante as férias escolares. - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos está concluindo os serviços de pintura e reforma em 20 escolas da rede municipal para que os alunos encontrem um ambiente escolar bem conservado e limpo no início deste ano letivo, contribuindo para o bom desenvolvimento das atividades.

Cerca de 65 mil alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam às 156 escolas e creches da Prefeitura a partir do dia 5 de fevereiro. E, para isso, uma série de medidas vêm sendo tomadas para melhor acomodação e acolhimento dos estudantes.

Na primeira semana de aula, a Secretaria de Educação e Cidadania deverá entregar o material escolar para todos os alunos da rede. Além disso, 10 escolas vão receber aparelhos climatizadores para maior conforto dos estudantes e funcionários em sala de aula.

Reforço na Educação

As crianças passarão a contar com o apoio de um segundo professor nas séries de alfabetização. Esse profissional irá auxiliar os professores, dando o suporte necessário nas aulas e atividades. Cada escola contará com um professor extra.

Nova Unidade

A nova creche do bairro Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste de São José, tem previsão de ser entregue à comunidade em fevereiro. A unidade está sendo preparada para acolher cerca de 800 crianças de 0 a 5 anos.

Mais vagas

No início de 2017, A Prefeitura criou 525 vagas com a ampliação de classes e abertura de novas salas nas seguintes escolas: IMI Lourdes Constantino, IMI Helena Ferreira, IMI Eliana Cruz, EMEI Zilda Costa, EMEI Torataro Takitani, EMEI Marilda Aparecida Montemor, EMEI Ladiel de Carvalho, EMEI José Purcini, EMEI Elza Rahal, NEI Doroti da Silva Cunha, EMEF Pinheirinho dos Palmares, EMEI Cleanir Campoy, NEI Ilza Nascimento Pintus, EMEI Norma Lúcia, EMEI Lúcia Maria do Amaral, NEI Bairro dos Freitas, EMEF Profº Geraldo de Almeida, EMEF Profª Elizabete de Paula Honorato, EMEF Maria Amélia Wakamatsu, NEI Profª Elza Maria Dias Mendonça, EMEI Doroti da Silva Cunha e EMEI Febrônio Pereira Gomes.

Além disso, foram abertas também 300 vagas com a EMEI Rosana Scarpel da Silva, no Campo dos Alemães (zona sul); 800 vagas para crianças com a nova EMEI Maria Aparecida Candelária Bernardes Ottoboni, no Alto da Ponte (zona norte); 650 vagas com a creche no Jardim Monterrey (zona leste); e 350 com a creche do Santa Edwiges (zona sul).