Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos promove, a partir de segunda (15) até o dia 31 de janeiro, nas 40 unidades básicas de saúde, a Campanha Mundial de Combate a Hanseníase. O objetivo é orientar e alertar a população sobre as formas de transmissão da doença, os sinais, sintomas e o tratamento.
A campanha, que é popularmente conhecida como “Janeiro Roxo”, consiste em abordar os usuários na sala de espera, em grupos ou individualmente. Os munícipes recebem informações sobre a doença pelos profissionais da Saúde e ganham materiais informativos para levar para casa.
Um dos objetivos da campanha é de esclarecer que o paciente deixa de transmitir a doença ao iniciar o tratamento. Portanto, é muito importante a busca ativa de novos casos para diagnóstico pelos profissionais, pois a cura é possível caso sejam seguidas corretamente as orientações médicas.
O encaminhamento de casos suspeitos para tratamento da doença é feito pelas UBS’s no momento da abordagem do paciente, podendo ser realizado pelo profissional médico ou enfermeiro. O tratamento é totalmente gratuito, realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode durar de 6 meses a 24 meses.
A doença
A hanseníase é uma doença causada por bactéria, transmitida por via respiratória e também pelas úlceras e ferimentos na pele das pessoas contaminadas. A bactéria tem preferência pelos nervos das pernas, braços, olhos e pele. Um sinal de alerta para a doença é a presença de manchas na pele de coloração branca, marrom ou vermelha, onde se percebe diminuição da sensibilidade para dor e calor.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.