Pacientes de UBS vão receber orientações sobre hanseníase
Atualizado em 16/01/2018 - 18:40
Inauguração da nova Ubs Resolve Novo Horizonte
Pacientes que passarem por uma das 40 unidades básicas de Saúde receberão informações sobre a doença. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove, a partir de segunda (15) até o dia 31 de janeiro, nas 40 unidades básicas de saúde, a Campanha Mundial de Combate a Hanseníase. O objetivo é orientar e alertar a população sobre as formas de transmissão da doença, os sinais, sintomas e o tratamento.

A campanha, que é popularmente conhecida como “Janeiro Roxo”, consiste em abordar os usuários na sala de espera, em grupos ou individualmente. Os munícipes recebem informações sobre a doença pelos profissionais da Saúde e ganham materiais informativos para levar para casa.

Um dos objetivos da campanha é de esclarecer que o paciente deixa de transmitir a doença ao iniciar o tratamento. Portanto, é muito importante a busca ativa de novos casos para diagnóstico pelos profissionais, pois a cura é possível caso sejam seguidas corretamente as orientações médicas.

O encaminhamento de casos suspeitos para tratamento da doença é feito pelas UBS’s no momento da abordagem do paciente, podendo ser realizado pelo profissional médico ou enfermeiro. O tratamento é totalmente gratuito, realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode durar de 6 meses a 24 meses.

A doença

A hanseníase é uma doença causada por bactéria, transmitida por via respiratória e também pelas úlceras e ferimentos na pele das pessoas contaminadas. A bactéria tem preferência pelos nervos das pernas, braços, olhos e pele. Um sinal de alerta para a doença é a presença de manchas na pele de coloração branca, marrom ou vermelha, onde se percebe diminuição da sensibilidade para dor e calor.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde