Combate a pernilongos também será feito no final de semana
Atualizado em 12/01/2018 - 19:05
Fumacê Região Central
Paralelamente ao fumacê, é realizado um trabalho preventivo com a aplicação de larvicidas nos córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada na região do centro e nos bairros para evitar a proliferação de pernilongos e Aedes aegypti. - Foto: Beto Faria/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com a chegada do verão, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou a aplicação de fumacê para o combate de pernilongos em todas as regiões do município e vai realizar o serviço também aos finais de semana, começando por este sábado (13), das 17h às 21h, onde as equipes vão atuar no Residencial Ana Maria, na zona leste.

O trabalho já é realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade de segunda a sexta-feira, neste mesmo horário. O objetivo é que o fumacê aos sábados seja mantido até março, quando diminui a incidência de pernilongos.

Desde o ano passado, tem sido utilizado um novo tipo de nebulização, à base de água, que é menos poluente e não provoca fumaça, substituindo os inseticidas à base de óleo diesel. O novo sistema também combate o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, reforçando os mutirões realizados constantemente pela Secretaria de Saúde e contribuindo para as reduções dos casos da doença.

Em caso de chuva, o serviço não é realizado e as visitas são reprogramadas.

Os pedidos de fumacê devem ser encaminhados por meio da Central 156. Em 2017, foram atendidas 1.186 solicitações dos munícipes.

Larvicidas

Existem atualmente 86 pontos de aplicação dos dois produtos –um biológico granulado e outro natural à base de água, com monitoramento constante. Este tipo de controle biológico é considerado a forma mais eficaz de extermínio dos pernilongos e do Aedes, eliminando as larvas e impedindo que se desenvolvam e se proliferem.

O trabalho é realizado por duas equipes de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Os produtos contra os pernilongos são aplicados desde 2007 e já contribuíram para a redução em 90% da infestação destes insetos na cidade.

Os larvicidas utilizados pela Prefeitura têm alto efeito residual, o que permite a aplicação em intervalos de até 90 dias sem que percam sua eficácia. Já um larvicida comum tem eficácia por no máximo cinco dias.

Programação do fumacê

Em caso de chuva, o serviço é reprogramado

Sábado (13)

Leste – Residencial Ana Maria