Combate a pernilongos também será feito no final de semana
Atualizado em 12/01/2018 - 19:05
Fumacê Região Central
Paralelamente ao fumacê, é realizado um trabalho preventivo com a aplicação de larvicidas nos córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada na região do centro e nos bairros para evitar a proliferação de pernilongos e Aedes aegypti. - Foto: Beto Faria/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com a chegada do verão, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou a aplicação de fumacê para o combate de pernilongos em todas as regiões do município e vai realizar o serviço também aos finais de semana, começando por este sábado (13), das 17h às 21h, onde as equipes vão atuar no Residencial Ana Maria, na zona leste.

O trabalho já é realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade de segunda a sexta-feira, neste mesmo horário. O objetivo é que o fumacê aos sábados seja mantido até março, quando diminui a incidência de pernilongos.

Desde o ano passado, tem sido utilizado um novo tipo de nebulização, à base de água, que é menos poluente e não provoca fumaça, substituindo os inseticidas à base de óleo diesel. O novo sistema também combate o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, reforçando os mutirões realizados constantemente pela Secretaria de Saúde e contribuindo para as reduções dos casos da doença. 

Em caso de chuva, o serviço não é realizado e as visitas são reprogramadas. 

Os pedidos de fumacê devem ser encaminhados por meio da Central 156. Em 2017, foram atendidas 1.186 solicitações dos munícipes. 

Larvicidas

Paralelamente ao fumacê, é realizado um trabalho preventivo com a aplicação de larvicidas nos córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada na região do centro e nos bairros para evitar a proliferação de pernilongos e Aedes aegypti.

Existem atualmente 86 pontos de aplicação dos dois produtos –um biológico granulado e outro natural à base de água, com monitoramento constante. Este tipo de controle biológico é considerado a forma mais eficaz de extermínio dos pernilongos e do Aedes, eliminando as larvas e impedindo que se desenvolvam e se proliferem.

O trabalho é realizado por duas equipes de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Os produtos contra os pernilongos são aplicados desde 2007 e já contribuíram para a redução em 90% da infestação destes insetos na cidade.

Os larvicidas utilizados pela Prefeitura têm alto efeito residual, o que permite a aplicação em intervalos de até 90 dias sem que percam sua eficácia. Já um larvicida comum tem eficácia por no máximo cinco dias.

Programação do fumacê

Em caso de chuva, o serviço é reprogramado

Sábado (13)

Leste – Residencial Ana Maria

 

Segunda-feira (15)

Leste – Eugênio de Melo, Galo Branco, Jardim das Flores, Jardim Itapuã, Residencial Righi, Jardim Ipê e Residencial Ribeirinha

 

Terça-feira (16)

Sul – Bosque dos Eucaliptos

 

Quarta-feira (17)

Sul – Jardim Morumbi

 

Quinta-feira (18)

Sul –Campo dos Alemães, Dom Pedro 1º, Dom Pedro 2º e João Paulo 2º

 

Sexta-feira (19)

Sul –Jardim Estoril, Jardim Portugal, Jardim Madureira, Residencial Primavera, Quinta das Flores e Residencial do Bosque

 

Sábado (20)

Sul – Residencial União, Residencial Gazzo, Bosque dos Ipês, Jardim Ipê, Residencial Alto do Bosque, Jardim Juliana e Capitiningal 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×