Pais aprovam diversão 'fora de casa' com o Brincando nas Férias
Atualizado em 09/01/2018 - 18:14
Início do brincando nas férias
Centenas de crianças participaram das atividades no Centro da Juventude - Foto: Beto Faria/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O tempo carregado desta terça-feira (9) não foi capaz de desanimar crianças, jovens e adultos que estão de férias na cidade. Centenas de pessoas compareceram aos polos fixos, itinerantes e piscinas do Brincando nas Férias, programa realizado pela Prefeitura de São José dos Campos.

Em maioria absoluta, as crianças aproveitaram diversas atividades recreativas como gincanas e grandes jogos, oficinas de desenho e pipas, jogos de tabuleiro, jogos de dama e aulas abertas de dança de rua. A programação ocorre diariamente em cinco locais e de modo itinerante em diversos bairros. Só na tarde desta terça, cerca de 500 pessoas participaram da recreação.

Além disso, o Brincando nas Férias também está presente nas 13 piscinas municipais abertas para o Projeto Verão. Nelas, os monitores promovem a diversão com mini gols, esteiras, bastonetes e outros equipamentos.

A presença dos pais nos polos chamou a atenção. Helena Souza Santos, 61 anos, levou o neto Pedro Henrique, 5 anos, para curtir a tarde no pavilhão do Centro da Juventude. “Moro aqui perto e faço a minha caminhada quase sempre. Vi os avisos, mandei uma mensagem para a minha filha e cá estou”, disse Helena.

“Tem bastante coisa para as crianças. Acho que a atividade em si está ótima. Gostei muito”, completou a moradora do Jardim América.

A ação da Prefeitura também foi aprovada pela professora de ensino médio Patrícia dos Santos, 38 anos, moradora do Jardim San Marino. Ela, que é mãe das pequenas Mel, 3 anos, e Manoela, 5 anos, vê o programa como uma opção saudável nas férias das filhas, ajudando não só no divertimento, mas também na socialização.

“Para elas que moram no apartamento, ficam o dia inteiro lá dentro, é muito importante essa interação com outras crianças. É um espaço ótimo”, afirmou Patrícia, que caminha quase todas as manhãs no Cejuv.

Esporte e cultura

Toda a programação do Brincando nas Férias é desenvolvida pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida em parceria com a FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo).

Foi justamente a brincadeira proposta pela Fundação que atraiu as filhas de Patrícia dos Santos. “Elas nem queriam vir. A Manoela não queria sair do parquinho, aí a hora que ela viu que tinha isso (oficina de dobradura da FCCR) e que tinha pintura no rosto, ela já quis ficar”, contou.

No palco do Centro da Juventude, uma aula de dança de rua prendeu os olhos da pequena Bianca, 4 anos. Ao lado do avô, ela repetia , eufórica, os passos do instrutor e segundo Antônio Florisvaldo, 63 anos, a neta “tem muito interesse na dança e na ginástica”, além de gostar de lutas como o karatê.

“Nas férias as crianças não têm muitas atividades assim, então tem que preencher o tempo delas. O esporte é a melhor coisa. A gente tira elas das ruas. É muito importante isso”, afirmou Antônio.

Brincando nas Férias - programação

Locais fixos

Centro Poliesportivo Campo dos Alemães (Rua Valter Dellu, s/n)

Salão Comunitário Interlagos (Rua Dias Gomes, 49)