Começa a temporada 2018 para a equipe do Cephatron
Atualizado em 08/01/2018 - 18:33
Cephas
O Cephas recebeu, no último fim de semana, a equipe do Cephatron #1860 e a equipe de robótica Brazilian Storm #6404, da escola estadual Professor Alceu Maynard Araújo. - Foto: PMSJC

Rosi Masiero
Fundhas

O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) recebeu, no último fim de semana, a equipe do Cephatron #1860 e a equipe de robótica Brazilian Storm #6404, da escola estadual Professor Alceu Maynard Araújo.

Todos os anos a FIRST lança um jogo com temas variados, onde as equipes devem construir um robô para realizar os desafios da melhor forma possível. Neste ano, a disputa do First Robotics 2018 será realizada entre os dias 13 e 26 de março, em Nova Iorque.

Durante os próximos 45 dias a equipe estará empenhada para que seja feito o melhor trabalho e para que mais uma vez possa representar bem a cidade de São José dos Campos e o país.

A equipe do Cephatron é patrocinada pela Prefeitura de São José dos Campos e também recebe apoio das empresas Johnson & Johnson, Novellis, Boeing, Fesmo, NCR Foundation.  

A equipe  

A equipe do Cephatron #1860 foi fundada em 2005. A equipe conta com o voluntariado de alunos e ex-alunos do Cephas, pessoas da comunidade e patrocinadores. Desde 2006 teve aproximadamente 600 participantes, sendo exemplo de trabalho em equipe e compromisso com a comunidade através da disseminação da ciência e tecnologia, trazendo diversas premiações para a cidade e mais importante que isso, auxiliando pessoas a conquistarem e ingressarem em suas carreiras profissionais.

First Robotics

A First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) foi fundada em 1989 pelo cientista Dean Kamenm para criar programas inovadores que promovam a matemática, ciência e tecnologia entre os jovens. 

É uma competição internacional de engenharia entre equipes de escolas de ensino médio, empresas e universidades do mundo todo. O objetivo é desenvolver a solução para um desafio de engenharia proposto em um ambiente de jogo. 

O desafio do jogo é lançado em janeiro. Em apenas seis semanas, os times precisam desenhar, construir e testar um robô para desenvolver determinada tarefa. As escolas disputam competições regionais, que classifica as melhores para o torneio final.

O Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos. Em 2017, o Cephas formou 425 alunos.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas