Piscinas públicas recebem mais de 47 mil pessoas em 3 meses
Atualizado em 11/04/2023 - 08:40
Projeto Verão Altos de Santana
Na próxima semana, entre os dias 8 e 12, a recreação nas piscinas municipais começará ainda mais cedo com o programa Brincando nas Férias - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Em três meses de funcionamento do Projeto Verão, as piscinas públicas mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos tiveram uma movimentação de 47.402 pessoas.

O último trimestre (outubro, novembro e dezembro) do ano passado é mais que o dobro superior ao registrado no mesmo período de 2016, quando os locais alcançaram 21.318 atendimentos.

Promovido pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o Projeto Verão, que abre as piscinas para o lazer dos joseenses durante os meses de mais calor, teve os horários de atendimento ampliados desde o dia 18 de dezembro de 2017.

Monitores e salva-vidas do projeto passaram a receber os munícipes em período integral: de segunda a sexta-feira, entre 11h30 e 18h30, e aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 18h.

Atualmente, 13 piscinas são contempladas pela ação. Em outubro, 10 unidades eram beneficiadas. O aumento gradativo no atendimento estava previsto na programação do projeto.

Além de expandir o tempo de diversão da população, principalmente das crianças e jovens no período de férias escolares, o Projeto Verão também ajuda na prevenção de danos aos próprios públicos. Após a iniciativa, não foi registrada nenhuma invasão aos locais com piscinas públicas abertas, o que representa economia aos cofres públicos em manutenção e a continuidade no atendimento.

Mais diversão

Na próxima semana, entre os dias 8 e 12, a recreação nas piscinas municipais começará ainda mais cedo com o programa Brincando nas Férias. Monitores abrirão os espaços para os munícipes a partir de 8h30. O serviço terá pausa às 11h para almoço e manutenção e retornará pela tarde às 14h. As atividades se encerrarão às 17h30.

A diversão não ficará somente na água. O Brincando nas Férias promoverá diversas brincadeiras com os equipamentos das Ruas de Lazer, além de gincanas e atividades de interação entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Neste ano o programa terá seis polos fixos: Poliesportivo Campo dos Alemães, Salão Comunitário Interlagos, Centro da Juventude, Centro Esportivo Galo Branco, Parque Alberto Simões e Parque da Cidade. O atendimento acontecerá entre 14h às 17h.

Fora as unidades esportivas, o Brincando nas Férias funcionará de forma itinerante, passando por quatro asilos (Recanto São João de Deus, Asilo Santo Antônio, Sociedade São Vicente de Paula e Vó Laura) e por seis bairros e o distrito de São Francisco Xavier. A programação será divulgada no site da Prefeitura.

Recomendações
Qualquer pessoa pode participar das atividades do Projeto Verão e do Brincando nas Férias dentro das piscinas. No entanto, crianças abaixo de sete anos só podem entrar na água acompanhadas por um responsável.

Para o banho, o uso de sunga, short de tactel (com sunga por baixo), maiô e biquíni está liberado. Protetor solar também pode ser utilizado. Roupas de algodão e jeans não podem ser usadas dentro da piscina.

Não é permitido levar alimentos e bebidas para dentro da área da piscina, assim como o uso de bronzeador já que o produto afeta a qualidade da água. Mais informações pelo telefone (12) 3932-8600, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 12h e das 13h30 às 17h30.

Piscinas abertas
Centro Comunitário Alto da Ponte (Rua Alziro Lebrão, s/nº)

Centro Poliesportivo Altos de Santana (Av. Alto do Rio Doce, 801)

Centro Esportivo Eugênio de Melo (Rua Ambrósio Molina, 370)