São José sedia 1ª reunião do Movimento Paulista de Segurança do Trânsito
Atualizado em 01/03/2018 - 16:09
Reunião regional do movimento paulista
Movimento Paulista de Segurança no Trânsito reuniu representantes de seis municípios, em São José dos Campos - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Na tarde desta última quarta-feira (28), São José dos Campos recebeu representantes de seis municípios integrados ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito para a primeira reunião de acompanhamento de resultados de 2018. Cerca de 20 pessoas das cidades de Taubaté, Jacareí, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e São José dos Campos participaram do encontro realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), no Parque da Cidade.
Na ocasião, a equipe designada pelo Governo do Estado de São Paulo para a supervisão dos resultados apresentou as conquistas das cidades na preservação de vidas no trânsito. Práticas de sucesso realizadas em outros municípios, que podem servir como bons exemplos também foram tema da reunião.
Além das informações e da troca de experiências entre os municípios, o encontro também orientou os presentes para o uso eficiente do Infosiga, ferramenta disponibilizada pelo Governo do Estado com informações sobre óbitos em decorrência de acidentes de trânsito nas cidades do Estado, dados que norteiam as ações em prol da redução de mortes no trânsito realizadas pelas cidades.
Redução
Em 2017, São José dos Campos apresentou uma redução no número de mortes no trânsito em relação ao ano de 2016.
No ano passado, a cidade registrou 37 óbitos nas vias municipais. Em 2016 foram 61 vítimas fatais de traumas de trânsito.
Convênio
São José dos Campos assinou, em 2017, o convênio com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito que visa a redução em 50% das vitimas fatais por acidentes de trânsito no Estado até 2020. Para assinar o compromisso, o município apresentou um plano de ações que integra ações de engenharia, educação e fiscalização, com medidas que envolvem orientação e melhorias viárias para promover mais segurança nas ruas.
Para a execução, São José dos Campos receberá investimentos de R$ 2,5 milhões, oriundos da arrecadação com multas de trânsito no Estado de São Paulo. Os repasses serão feitos a cidade por meio reembolso de despesas já pagas pelo município.