Paciente aponta facilidade em realizar exames na própria UBS
Atualizado em 27/02/2018 - 19:10
O programa UBS Resolve chega, nesta terça-feira (27), a mais uma unidade básica de saúde da região sul. O novo conceito da atenção básica, adotado pela Prefeitura, será implantado na UBS do Dom Pedro, beneficiando diretamente 36 mil pacientes cadastrados.
Teresa Aparecida dos Santos foi a primeira paciente a coletar sangue na UBS Dom Pedro - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A dona de casa Teresa Aparecida dos Santos foi uma das primeiras pacientes a coletar sangue para realização de exames laboratoriais dentro da Unidade Básica de Saúde do Dom Pedro, que recebeu nesta terça-feira (27) o programa UBS Resolve, implantado pela Prefeitura com o objetivo de tornar as unidades públicas de saúde mais práticas e resolutivas para os usuários.

“Fiquei feliz de poder fazer o exame na própria UBS. Isso evita gasto de tempo e também de dinheiro com passagem para ir até um posto de coleta em outro bairro”, disse ela.

Além da coleta na própria unidade, o paciente não precisa mais buscar o resultado do exame, que chega diretamente para o médico, no retorno da consulta. “É uma facilidade pegar o resultado na hora da consulta. Eu faço tratamento para hipertensão aqui na UBS e tenho que passar no médico a cada três meses”, completou Teresa.

O novo conceito da atenção básica adotado pela Prefeitura vai beneficiar 36 mil pacientes cadastrados na UBS do Dom Pedro, que tem sete médicos clínicos, dois pediatras e dois ginecologistas, entre outros profissionais da área administrativa e de enfermagem.

Esta é a 10ª unidade a receber o programa. A meta da Prefeitura é implantar o UBS Resolve em 20 unidades do município até o final do ano. Em março, será a vez da UBS do Campos de São José, na região leste.

Na atenção básica, além da coleta feita na própria unidade, as rotinas das UBSs também passaram a incorporar novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da unidade junto à recepção e agendas abertas todos os dias.

Nas outras nove unidades onde o programa já foi implantado, foram realizados quase 250 mil procedimentos.

Unidades com UBS Resolve

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)