Vacinação contra a febre amarela já imunizou 419 mil pessoas
Atualizado em 26/02/2018 - 17:11
Vacinação Febre Amarela Escola Estadual Dirce Elias  no bairro dos Freitas 24 02 2018
A campanha nas escolas e na Rodoviária Velha prossegue nesta semana - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Balanço divulgado pela Prefeitura de São José dos Campos nesta segunda-feira (26) aponta que 419 mil pessoas já estão imunizadas contra a febre amarela no município. Esse número corresponde a 70% do seu público-alvo.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 290 mil pessoas já foram vacinadas na campanha fracionada, que começou no dia 25 de janeiro. Esse número foi alcançado nesta segunda-feira (26) depois que as empresas, escolas, hospitais e outras entidades privadas, como igrejas e a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), divulgaram balanço parcial de vacinação para seu público interno.

Considerando a estimativa de 129 mil pessoas vacinadas nos últimos 10 anos, São José dos Campos está bem próximo do público-alvo elegível para a vacina, que é de 594 mil pessoas. A Secretaria de Saúde chegou a esse número excluindo da população total do município as gestantes, nutrizes, crianças até 9 meses e pessoas com comorbidades que contraindicam o recebimento da vacina.

Oficialmente, a campanha estadual prossegue até esta sexta-feira (2), mas as ações continuam esta semana nas escolas e no Terminal Rodoviário Central (Rodoviária Velha), além das unidades básicas de saúde.

A partir desta semana, foi estabelecido um novo horário de vacinação contra a febre amarela nas unidades básicas, que é das 9h às 15h. A medida objetiva otimizar o uso dos frascos da vacina, evitando o desperdício de doses.

A mudança é necessária porque a vacina tem validade de apenas seis horas após a abertura do frasco, que contém 10 doses. Com a diminuição gradual da procura pela população nos últimos dias, há um risco maior de perda de vacinas.