Projeto inovador auxilia nos planos de aulas em 70 escolas municipais
Atualizado em 27/02/2018 - 13:54
Formação Nova Escola
Plataforma online é ferramenta utilizada nos planos de aula do Programa de Desenvolvimento Colaborativo da Nova Escola - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 70 escolas da rede municipal de ensino de São José dos Campos serão beneficiadas pela parceria da Prefeitura com a Associação Nova Escola por meio do Programa de Desenvolvimento Colaborativo Nova Escola. Os educadores das escolas inscritas irão participar de formações sobre planos de aulas ajustados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após as formações, professores colocarão em prática os planos de ensino junto aos alunos.

Através do programa, os educadores terão acesso a uma plataforma personalizada com planos de aula produzidos por professores especialistas de todo país. A parceria inclui ainda um cronograma de formações para os professores por áreas do conhecimento e atividades práticas para sala de aula.

“Essa parceria é muito importante. O professor vai selecionar o plano em função da necessidade de aprendizagem de sua turma de alunos e, depois de usar, avaliar o impacto no ensino e na aprendizagem”, afirmou a coordenadora de ensino dos anos iniciais, Françoise Fernandes.

A rede de ensino municipal de São José dos Campos foi selecionada junto com mais cinco redes de ensino do Brasil a participar do projeto inovador. Durante o programa, uma equipe da Associação Nova Escola irá trabalhar com a formação dos educadores, acompanhar a aplicação prática das aulas e o registro do feedback dos professores sobre o uso dos planos pedagógicos.

“Acreditamos que essa proposta só tem a contribuir com o trabalho dos professores, pois terão um conteúdo de qualidade, organizado e planejado para fazer uso em sala de aula. E os alunos vão receber uma abordagem diferente por meio de sequências didáticas com recursos diferenciados”, disse Françoise.

“Nossa expectativa é primeiramente conhecer o programa para depois saber como ele pode contribuir para que continuemos aprimorando a nossa prática em sala de aula, que ele possa apoiar as coisas que já fazemos de bom, para que elas continuem melhores ainda”, disse a professora de Português e Inglês da Emef Vera Lúcia Barreto, Flaviana Taino Dias Alves.

O Programa

O Programa de Desenvolvimento Colaborativo Nova Escola é uma iniciativa da Associação Nova Escola em parceria com a Google.Org e a Fundação Lemann. Além de São José dos Campos, os municípios escolhidos para participar do projeto foram: Maracanaú (CE), Andaraí (BA), Alagoinhas (BA), Mogi Mirim (SP) e Camboriú (SC). 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×