Mais de 300 pessoas recebem informações sobre trânsito seguro
Atualizado em 05/07/2018 - 09:37
Campanha de conscientização
Atividade educativa durante o Conexão Juventude, no Pinheirinho dos Palmares - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Mais de 300 pessoas foram abordadas durante o último final de semana em várias partes da cidade pelas equipes de Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São José dos Campos. De quinta (22) até sábado à noite (24), foram quatro eventos com foco na abordagem educativa para diversos públicos.

Na quinta-feira (22), uma blitz de Lei Seca, próximo à rodovia Presidente Dutra no final do dia abordou quase 30 condutores e passageiros que receberam informações sobre a importância de uma postura correta e atenta no trânsito. Em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), as blitze de Lei Seca são realizadas semanalmente na cidade com intuito de coibir quem bebe e dirige.

Na sexta-feira (23) foi a vez dos estudantes do ensino médio receberem informações, por meio do Projeto Party, sobre a importância da avaliação dos riscos que o trânsito apresenta em diversas situações no dia a dia. O programa canadense, adaptado no Brasil para conscientizar os jovens sobre os riscos para quem transita não só de carro, mas também como passageiro, de bicicleta e ou a pé, é realizado pelo Hospital Municipal em parceria com a Secretaria de Mobilidade, polícias rodoviárias Estadual e Federal, Grau (Grupo de Atenção às Urgências e Emergências), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros, Hospital Lucy Montoro e parceiros voluntários.

Ao todo, 52 alunos passaram a tarde no auditório do Hospital Municipal com todos esses profissionais para receberem as informações e depois multiplicarem com colegas, familiares e amigos.

Ainda na sexta-feira, foi realizada também outra blitz da Lei Seca na SP-50, rodovia estadual que liga São José dos Campos a Monteiro Lobato e contou com a parceria da PRE. Foram abordados 35 condutores que receberam informações sobre comportamento seguro no trânsito. Apenas um condutor estava embriagado, comprovado pelo exame de alcoolemia (bafômetro). Ele foi enquadrado no crime de trânsito e conduzido à delegacia para registrar o boletim de ocorrência.

Já no sábado (24), equipes da educação para a mobilidade realizaram abordagens educativas para mais de 200 jovens no Conexão Juventude, evento realizado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. O evento, que reuniu mais de 2.000 pessoas no Residencial Pinheirinho dos Palmares, região sudeste da cidade, contou com uma série de serviços e atrações e dentre elas, a educação para a mobilidade visando criar a percepção do risco que o trânsito apresenta diariamente para todos que estão transitando, seja a pé, de bicicleta, de carro ou de motocicleta.

Com isso, as abordagens educativas abrangem várias faixas etárias e também cidadãos que desempenham vários papéis no trânsito, não apenas quem está de carro ou de motocicleta.