Cephas abre 780 vagas para cursos de Formação Continuada
Atualizado em 06/04/2018 - 14:15
Palestra
As inscrições poderão ser feitas partir do dia 13 de março e os interessados devem acessar www.sjc.sp.gov.br/qualifica - Foto: Divulgação

Luiz Fischer
Fundhas

O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) está com 780 vagas abertas para os cursos de Qualificação Profissional, por meio do Núcleo de Formação Continuada. Os cursos livres são para os moradores de São José dos Campos, com duração de 24 horas. As inscrições poderão ser feitas partir do dia 13 de março. Os interessados devem acessar www.sjc.sp.gov.br/qualifica

A novidade oferecida pelo Cephas neste semestre é o curso básico sobre Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Além desse curso, estão sendo oferecidos cursos de Eletrônica Embarcada em Veículos, Introdução ao Tratamento de Águas e Efluentes, NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e Princípios do Bombeamento de Líquidos.

Para a inscrição, alguns cursos têm requisitos e exigências específicas. Para o curso de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, por exemplo, com a oferta de 80 vagas, pede-se que os interessados tenham idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. Ao término desse curso, o aluno será capaz de conhecer as alíquotas que incidem sobre o INSS e IRRF, conhecer o sistema da Receita Federal, saber sobre a declaração completa e Simplificada Pessoa Física, além de identificar impostos a recolher e a restituir.

Quem optar por uma das 60 vagas do curso Eletrônica Embarcada em Veículos, precisa possuir idade mínima de 16 anos, ensino fundamental completo e conhecimento básicos de motores em combustão. Neste curso, os alunos aprenderão sobre Manutenção Corretiva e Avaliação Básica das unidades de Controle dos Veículos Modernos via Escaneamento ODB2 e teste de Sensores Automotivos.

Para quem tem ensino fundamental completo e que trabalha ou deseja trabalhar no ramo da Construção Civil, a opção pode ser por uma das 60 vagas oferecidas para o curso sobre a Norma Regulamentadora (NR18). Os alunos aprenderão sobre áreas de vivência no Ambiente de Trabalho, Demolição, Escavações, Carpintaria, Armações de Aço, Escadas, Rampas e Passarelas, entre outros.

Outras opções são os cursos Introdução ao Tratamento de Águas e Efluentes com inscrição aberta a partir do dia 13 de março e Princípios do Bombeamento de Líquidos, com inscrições abertas em abril. Ambos os cursos serão ministrados na sede da Assecre (Associação dos Empresários das Chácaras Reunidas), localizada na rua Loanda, 895 - Chácaras Reunidas, São José dos Campos.

Palestras

Além dos cursos, o Cephas oferece também palestras com os seguintes temas: Ética e Profissões e Cidadania e Meio Ambiente. Todos participantes recebem ao final dos cursos e palestras certificação. As inscrições também serão feiras pelo www.sjc.sp.gov.br/qualifica

Sobre o Cephas

O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), está localizado na região sul na rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José, São José dos Campos -Telefone: (12) 3934-1995.

O Cephas é uma instituição educacional, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza, e que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio, de acordo com a LDB 9394/96.