Caravana Seletiva do Atleta Cidadão começará neste sábado
Atualizado em 26/02/2018 - 17:03
Esporte e Qualidade de Vida
Crianças e adolescentes nascidos entre 2001 e 2011 poderão participar dos primeiros testes, na região norte - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Depois do sucesso de 2017, com mais de 1.500 inscrições e 362 aprovações, a Prefeitura de São José dos Campos dará início neste fim de semana à segunda edição da Caravana Seletiva do programa Atleta Cidadão.

A primeira parada da equipe de recrutadores será no sábado (3), no Centro Comunitário Alto da Ponte (Rua Audemo Veneziani, 565), na região norte. As atividades acontecerão entre 8h e 12h, com pausa para o almoço até 13h. Os trabalhos terminarão às 16h30.

Os testes na unidade serão direcionados para crianças e adolescentes nascidos entre 2001 e 2011, com opção de escolha para oito modalidades, todas com disponibilidade nas categorias masculina e feminina: futsal, futebol, handebol, ciclismo, voleibol, basquete, karatê e atletismo. Veja os horários das seletivas por modalidade.

Neste ano, a Caravana Seletiva visitará um total de quatro locais durante o mês de março. Além do Centro Comunitário Alto da Ponte, receberão os profissionais do Atleta Cidadão os seguintes espaços: o Centro Poliesportivo Campo dos Alemães, na região sul, no dia 10; Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira, zona leste, dia 17; e o Centro Poliesportivo João do Pulo, na região sul, em 24 de março.

Todos os pontos de parada da Caravana têm programação própria, com seletivas para modalidades e faixas etárias diferentes. De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o direcionamento de testes para cada local tem o objetivo de melhorar a qualidade das avaliações, adequando-as à capacidade estrutural de cada unidade e suprir as necessidades das equipes do programa.

Inscrição

Para participar, os candidatos devem levar documento de identidade original, estar acompanhados de um responsável e trajar roupa apropriada para a prática de cada modalidade. É recomendado chegar ao local com, pelo menos, 15 minutos de antecedência.

Os candidatos que se destacarem serão pré-selecionados e vão passar por um período de treinamentos com as equipes do programa. Se evoluírem em relação ao rendimento, serão efetivados.

Caso não seja escolhido, o candidato pode comparecer às próximas edições da Caravana. Horários, faixas etárias e outros pré-requisitos para participar das avaliações nos outros três locais estarão disponíveis no site da Prefeitura.

Apoio ao talento

A Caravana de Seletivas é uma ação da Prefeitura que teve inicio em 2017 com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho realizado pelo programa Atleta Cidadão, às modalidades oferecidas e fazer com que a criança e o jovem descubram o talento para o esporte.

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, foi criado em 1999 e é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos. São atendidos alunos de 7 a 19 anos, que recebem apoio estrutural e desportivo para representar São José dos Campos em competições estaduais e nacionais. Ao todo, 1.183 crianças e adolescentes são integrantes efetivos do programa em 23 modalidades.

Caravana Seletiva – Atleta Cidadão

• Centro Comunitário Alto da Ponte (Rua Audemo Veneziani, 565) – 3 de março
  • Centro Poliesportivo Campo dos Alemães (Rua Valter Dellu, s/n) – 10 de março
  • Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira (Rua Ricardo de Paiva Vieira, 219 – Santa Inês I) – 17 de março