Pais aprovam vacinação nas escolas e a ação prossegue
Atualizado em 22/02/2018 - 18:37
Vacinação contra febre amarela nas escolas
"Moro aqui pertinho, então já reuni a criançada hoje e trouxe, veio a família toda tomar vacina e ficar protegida junto”, disse a mãe Gisele Miranda - Foto: Beto Freitas/PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta quinta-feira (22), a campanha descentralizada de vacinação fracionada contra a febre amarela na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vera Babo de Oliveira e na Escola Estadual Francisco João Leme, ambas na zona norte, para vacinação de alunos e familiares que ainda não se preveniram contra a doença. Nas duas unidades escolares foram vacinadas 40 pessoas.

Com o objetivo de ampliar o número de pessoas imunizadas contra a doença e tranquilizar os pais e alunos em relação à vacina contra a febre amarela, técnicos de saúde da UBS Altos de Santana compareceram nas escolas para realização de uma palestra, antes da aplicação das vacinas. Os técnicos esclareceram sobre o que é a doença, quais as formas de transmissão e desmitificaram os boatos criados em torno da vacinação contra a doença.

Uma das mães que compareceram a palestra foi Gisele Miranda, que tem uma filha de 2 anos e 2 sobrinhos matriculados na escola. Para ela, a ação é importante para os moradores da região. “Fazer a vacinação aqui na escola facilita muito para nós. Moro aqui pertinho, então já reuni a criançada hoje e trouxe, veio a família toda tomar vacina e ficar protegida junto”, disse Gisele.

Para Simone Bandolin, diretora da escola Vera Babo, a influência que a escola tem é muito grande, pois quando os alunos veem os professores e colegas tomando a vacina, já é possível notar que o olhar da família muda e que os boatos criados sobre a vacina acabam desmitificados. A educadora destacou que “boa parte dos alunos da escola já foram vacinados, estão conscientes dos casos da região e sabem da importância da vacinação”.

Nesta sexta-feira (23), a vacinação acontecerá em três escolas municipais de ensino fundamental da mesma região: Dusolina Chaves de Andrade, no Altos de Santana, das 7h às 13h; Ana Berling Macedo, no Alto da Ponte, das 7h30 às 13h; e Mariana Teixeira Cornélio, no Telespark, das 9h às 11h e das 14h20 às 17h20.

No sábado (24), haverá vacinação na Escola Estadual Dirce Elias, no Buquirinha, das 8h às 12h. E na segunda-feira (26) será a vez da Escola Estadual Jorge Barbosa Moreira, na Vila Cândida, das 7h às 13h.

Balanço

Nesta sexta-feira (23) a vacinação prossegue nas 40 unidades básicas de saúde, das 8h às 17h, e também no Terminal Rodoviário Central (Rodoviária Velha), das 7h30 às 16h30. Nesta quinta foram vacinadas mais 2.142 pessoas – 1.961 receberam a dose fracionada e 181 a dose padrão. Com isso, São José dos Campos atingiu a marca de 280.542 pessoas imunizadas contra a doença.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde