Museu de Arte Sacra recebe a exposição ‘Santos Devocionais Populares’
Atualizado em 21/02/2018 - 14:26
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Uma das esculturas da exposição é a imagem de São Francisco deitado na rede - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Além do traço artístico, as 12 esculturas em cerâmica da exposição ‘Santos e Devocionais Populares’, que será aberta nesta quinta-feira (22), às 10h, no Museu de Arte Sacra de São José dos Campos, trazem em cada detalhe a fé e um talento recém-descoberto de sua autora. “Estou muito emocionada com esse dom que Deus me deu e ansiosa por expor meu trabalho pela primeira vez”, disse a artista Regina Pimentel, de 57 anos. 

As peças têm 23 cm de altura e são todas de santos da igreja católica, como São Francisco de Assis, Santa Rosa de Lima e Nossa Senhora Desatadora de Nós. Regina contou que, por ser muito católica, decidiu fazer as peças de santos. “A ideia surgiu no curso de cerâmica que faço há pouco menos de um ano. Eu queria produzir algo diferente e as minhas amigas do curso me incentivaram bastante”, afirmou Regina. 

O interesse de Regina pela área cultural veio após os anos 2.000 e começou pela fotografia, para só depois chegar ao artesanato, quando passou a frequentar o curso de cerâmica. Antes disso, Regina atuou na área administrativa e foi professora. “Hoje fico surpresa pelo quanto meu envolvimento com a cultura tem trazido bons resultados para a minha vida. Às vezes fico me perguntando se foi eu mesmo que fiz”, disse. 

Mesmo com pouco tempo de carreira, Regina já recebeu, inclusive, convite para expor em outros países da América Latina, como é o caso da peça de Santa Rosa de Lima, padroeira do Peru. “Fiquei tão feliz com o convite que logo me preocupei em compartilhá-lo com o padre da igreja que frequento”, revelou a artista. 

A exposição prossegue no local até o dia 15 de junho e sua abertura contará com a presença da artista Regina PImentel. A visita é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. O Museu de Arte Sacra funciona sob gestão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. 

Museu de Arte Sacra

Travessa Chico Luiz, 67 – Centro

(12) 3921-7226


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo