Adequações viárias trazem melhorias e segurança aos munícipes
Atualizado em 21/02/2018 - 11:11
Obra Av Tancredo Neves
Pedestres ganham calçada e grama na lateral em trecho da avenida João Batista Souza Soares, na região sul - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos está realizando uma série de melhorias viárias em ruas e avenidas. Os trabalhos começaram por bairros das regiões leste e sul e, ao longo do ano, vão contemplar toda a cidade. O intuito é facilitar o deslocamento e proporcionar mais segurança no trânsito.
Nesta semana, os trabalhos começaram na região leste com a abertura do canteiro central da avenida Tancredo Neves. Com isso, fica facilitado o trajeto do motorista que sai do bairro Jardim Nova Michigan pela Rua Aparecida Maria Consiglio. No local, está sendo implantado um semáforo para organizar o tráfego e permitir que o acesso à avenida seja feito de forma segura.
Ainda na região leste, quatro rampas de acessibilidade estão sendo instaladas na avenida Pedro Friggi para facilitar o acesso ao ponto de ônibus, localizado próximo a um supermercado. A obra vai fazer a conexão das novas rampas com as existentes no local, contribuindo para que pessoas com mobilidade reduzida possam transpor a via com conforto e tranquilidade.
Melhorias concluídas
Na última semana foram concluídos os trabalhos de implantação do canteiro central na rua Lamartine Maia da Silva Torres com a rua Profª Regina Rachid, no Bosque dos Eucaliptos, região sul. A construção da barreira física na via visa impedir que os condutores façam retornos irregulares ou trafeguem pela contramão. Além disso, as vagas de estacionamento delimitadas por "ilhas", assim como a implantação do passeio em cima do canteiro vão organizar de maneira segura a circulação de todos que utilizam a avenida.
A medida agradou a atendente Lariane Silva do Carmo, de 18 anos, que trabalha próximo ao local. De acordo com ela, antes da obra do canteiro existia no local apenas uma pintura no solo que os motoristas não respeitavam. “Com a construção do canteiro, as pessoas têm por onde passar e não correm risco de sofrer acidentes”, afirmou.
No Parque Industrial, também na região sul, a construção de calçada e colocação de gramas, próximo à faixa de pedestres deu um visual mais agradável e seguro para quem anda a pé. Neste caso, a melhoria contemplou uma região comercial, com grande circulação de pessoas, uma vez que dá acesso a supermercado, restaurantes, condomínios residenciais, além de uma unidade dos correios, entre outros estabelecimentos.
As obras estão sendo realizadas pela Urbanizadora Municipal (Urbam) e integram o programa de melhorias viárias da Secretaria de Mobilidade Urbana.