Ações sobre segurança no trânsito orientam pais e motoristas
Atualizado em 05/07/2018 - 09:31
Campanha de conscientização
Agente de trânsito durante palestra sobre o uso correto da cadeirinha para crianças - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, no último fim de semana, ações educativas e de fiscalização com foco na segurança das crianças e alcoolemia ao volante. Em ambos os casos, durante a abordagem os condutores foram orientados sobre suas escolhas seguras no dia a dia e que podem evitar acidentes ou lesões graves no trânsito.

Aos futuros papais, as informações chegaram em forma de palestra. Uma equipe feminina de agentes de trânsito,da Secretaria de Mobilidade Urbana, esteve no Hospital Antoninho da Rocha Marmo alertando os responsáveis para a importância das cadeirinhas para crianças de até 7 anos e meio. O destaque foi para o bebê conforto, dispositivo de segurança que deve ser usado já na saída da maternidade. Durante o encontro, as educadoras orientaram 30 pais sobre a forma correta de instalar a cadeirinha no carro para garantir a segurança dos bebês.

Para os condutores que passaram pela avenida Andrômeda na noite da última sexta-feira, a blitz da Lei Seca orientou sobre os riscos de beber e dirigir. Cerca de 40 motoristas foram abordados durante o comando, que contou com a participação da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, agentes de Trânsito da Prefeitura e do Detran.

O setor de Educação para Mobilidade do município realiza ações diárias com foco na informação e orientação de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, assim como atividades promovidas junto às escolas, universidades e empresas tendo em vista educar para um comportamento seguro em trânsito.

Em fevereiro, a Campanha Volta às Aulas abordou durante duas semanas cerca 5.300 pessoas, entre pais e alunos, em 15 escolas da cidade.

No ano passado, o programa Lei Seca abordou mais de 1.600 motoristas em 21 blitze em ruas, avenidas e rodovias que cortam São José. Em outra frente, com a ação “A Conta”, a equipe visitou mais de 10 estabelecimentos desde maio, quando foi lançada, além das ações nas universidades.