Primeira parcela do IPTU 2018 vence nesta semana
Atualizado em 18/02/2018 - 14:50
Iptu    22 01 2018
Contribuintes tiram dúvidas sobre o pagamento do IPTU no Paço Municipal - Foto: Charles de Moura/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

O pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de 2018, em São José dos Campos, começa nesta segunda-feira (19). Os contribuintes podem pagar à vista até a sexta-feira (23) e ter desconto de 7,5%.

Há também a opção de quitar em 10 parcelas, cujas datas de vencimento constam no carnê.

Foram distribuídos mais de 239 mil carnês. O tributo poderá ser pago na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. A segunda via de parcelas em atraso também poderá ser obtida por meio do site da Prefeitura.

Com o IPTU, a Prefeitura de São José dos Campos garante a prestação de serviços de qualidade à população, principalmente nas áreas de saúde, educação e manutenção da cidade, procurando fazer uma gestão cada vez mais eficiente.

Isenção

O contribuinte que tiver direito à isenção e redução no pagamento do IPTU deste ano deverá solicitar o benefício até o vencimento da 1ª parcela. Para solicitar o benefício, o contribuinte deverá também estar em dia com o IPTU dos anos anteriores.

Têm direito à isenção aposentados e pensionistas com renda de até dois salários mínimos, desempregados há mais de 90 dias e integrantes dos programas Renda Mínima e Bolsa Auxílio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, desde que sejam donos de um único imóvel utilizado como residência.

Podem solicitar redução no valor do tributo os contribuintes cujo terreno seja provido de muro e passeio; proprietários de estacionamentos; cessão de imóveis para sociedades filantrópicas, religiosas ou amigos de bairros; terrenos de loteamento aprovado e em fase de implantação de infraestrutura; terreno com projeto aprovado de construção, terreno para construção residencial até 100m²; entre outras possibilidades. A relação completa pode ser conferida no site da Prefeitura.