Prefeitura vai substituir 75 mil luminárias por lâmpadas de LED
Atualizado em 16/02/2018 - 18:37
Iluminação da Via Oeste 07 02 2018
Via Oeste, que recebeu as primeiras lâmpadas de LED - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Câmara de São José dos Campos aprovou, nesta quinta-feira (15), projeto de lei que autoriza a Prefeitura a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil, até o valor de R$ 32,1 milhões, para continuidade do Projeto Iluminar, que integra o Plano de Gestão com o objetivo de garantir mais segurança para a população.

O Projeto Iluminar teve início neste ano e prevê a substituição gradativa das 75 mil luminárias atuais de ruas e avenidas por LED, mais potentes e modernas.

Além de serem mais eficientes, contribuirão para a diminuição da necessidade de manutenção e reparos na iluminação pública, gerando economia para os cofres públicos.

Economia

O investimento na iluminação de LED proporcionará uma economia anual estimada de R$ 3,7 milhões, sendo R$ 1,9 milhão em relação ao consumo de energia e de R$ 636 mil com a manutenção dos equipamentos.

Outros R$ 1,1 milhão serão economizados através da reutilização das  lâmpadas e reatores que serão substituídos.

Além da economia, a expectativa é de que a modernização da iluminação contribua para a redução da criminalidade e que proporcione maior conforto e segurança para a população.

Iluminação moderna

O Projeto Iluminar começará com a instalação de 500 luminárias no primeiro semestre deste ano, sendo que 100 já foram implantadas no novo trecho da Via Oeste. As outras 400 iluminarão avenidas de grande fluxo de veículos e pessoas. Os locais já estão sendo definidos.

O financiamento aprovado pela Câmara permitirá a continuidade do projeto, que prevê a instalação de outras 18 mil lâmpadas de LED entre julho de 2018 e julho de 2019.

Elas serão implantadas sempre em corredores de ônibus e nas proximidades de escolas e das câmeras de vigilância do COI (Centro de Operações Integradas).