Alunos de medicina participam de ações de prevenção de acidentes
Atualizado em 17/02/2018 - 09:04
Projeto Party no Hospital Municipal
Estudantes durante encontro do projeto Party, no Hospital Municipal - Foto: Beto Faria/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Na próxima segunda-feira (19), a Prefeitura de São José dos Campos dará início às reuniões do Party- projeto voltado à prevenção de acidentes de trânsito relacionados, principalmente, à mistura de álcool e direção na juventude. Estudantes da Humanitas - Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos - participarão deste primeiro encontro, às 12h30, no anfiteatro do Hospital Municipal.

O projeto promove um bate-papo com profissionais de Saúde e Mobilidade Urbana da Prefeitura, Polícia Militar, por meio do programa Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Bombeiros, polícias rodoviárias Federal e Estadual, buscando conscientizar jovens do Ensino Médio e Superior sobre os riscos de escolhas irresponsáveis no trânsito e as consequências.

Além das palestras, os estudantes também participam de visitas à área de atendimento do Hospital Municipal e ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro, onde podem vivenciar as consequências de um acidente de trânsito com vítimas em tratamento.

No final da atividade, os alunos ainda presenciam o depoimento de um jovem, vítima de acidente de trânsito, que hoje vive em uma cadeira de rodas em função das lesões.

Estatística

No ano de 2016, quase 50% das vítimas com traumas de trânsito, encaminhadas ao Hospital Municipal tinham entre 14 e 29 anos. Em comparação a 2017, os atendimentos às vítimas nesta faixa etária registraram queda de 9%, mas os jovens continuam representando mais de 40% do total das vítimas de trânsito.

O programa

O programa Party surgiu no Canadá há mais de 30 anos e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A partir daí se expandiu para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas. Hoje já está também em Vitória (ES). Em 2013, o programa tornou-se Party Brasil, vinculado à Sbait (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 350 estudantes, entre 16 e 18 anos, em oito encontros. Escolas públicas e particulares de São José dos Campos foram contempladas pelas ações coordenadas pela Prefeitura.