Mais de 230 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela
Atualizado em 15/02/2018 - 18:26
5 Dia de Vacinação na UBS Resolve do Novo Horizonte
São José dos Campos já atingiu 45% da meta das vacinas recebidas pelo Estado - Foto: Beto Faria/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

São José dos Campos já registrou 230.620 pessoas imunizadas na campanha de vacinação fracionada contra a febre amarela. Esse número corresponde a 45,18% das 509 mil doses recebidas pela Prefeitura. Nesta quinta-feira (15), após o feriado de Carnaval, todas as 40 unidades básicas de saúde voltaram a abrir para vacinação da população.

Foram imunizadas 5.808 pessoas, sendo que 306 receberam a dose padrão e 5.562 a dose fracionada. Durante o feriado, quatro Unidades de Pronto Atendimento de São José dos Campos ficaram abertas para a campanha de vacinação. As UPAs do Alto da Ponte, Putim, Campo dos Alemães e Eugênio de Melo imunizaram 2.451 pessoas.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e cartão SUS (se possível).

Nesta sexta (16), a vacinação ocorre normalmente conforme programação já divulgada, das 8h às 17h. No sábado, oficialmente último dia da campanha estadual, as UBSs estarão abertas das 8h às 17h.

Na zona rural da região norte, onde foram realizadas inúmeras ações de casa em casa, já foram vacinadas 14.980 pessoas, sendo 5.595 no distrito de São Francisco Xavier, 6.730 no Buquirinha e 2.655 no Bonsucesso e adjacências.

A região é próxima do corredor ecológico, onde foram encontrados dois macacos mortos. O primeiro foi localizado no dia 31 de janeiro e teve o óbito confirmado por febre amarela nesta quinta-feira (15). O segundo animal foi recolhido na sexta-feira (9) e o material foi enviado para análise ao Instituto Adolfo Lutz.

A Prefeitura ainda aguarda o resultado de outros dois macacos encontrados mortos em janeiro. O primeiro foi encontrado às margens da Rodovia dos Tamoios, na região sudeste da cidade, e o segundo na estrada Adolfo Batista da Cruz, na altura do número 571, no bairro Cajuru, região leste.

Dias e horários da campanha

Nas Unidades Básicas de Saúde

- 16 de fevereiro (sexta-feira) - 7h às 17h