Lei Seca aborda mais de 2.000 pessoas durante o carnaval
Atualizado em 15/02/2018 - 17:05
Rodovia dos Tamoios Km 4 Blitz lei seca com policia rodoviária estadual
O Programa Lei Seca realiza ações semanais em bares, blitze, shows e eventos na cidade, além de palestras em universidades - Foto: Beto Faria/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Com foco na prevenção de acidentes em decorrência da mistura de álcool e direção, agentes de trânsito da Prefeitura de São José dos Campos e parceiros realizaram ações educativas em clubes e blitze durante os cinco dias de Carnaval. Ao todo, 2.000 pessoas receberam orientações sobre a importância de atitudes responsáveis na preservação da segurança de todos.

Nos bailes, as dicas chegaram em forma de leque, peça tradicionalmente utilizada para quem escolhe os clubes para se divertir. Sob o tema “Se for beber, deixe o carro em casa” #Lei Seca Por+Sorrisos, o material orientou os condutores a voltar para casa de maneira segura, conservando assim a alegria da festa. Agentes de trânsito, com o uniforme do Programa Lei Seca, fizeram a abordagem durante a entrega do material informativo.

Nas ações de fiscalização, as polícias Militar e Rodoviária Federal, juntamente com agentes do Detran, fizeram testes com o etilômetro para medir o consumo do álcool por parte dos motoristas. Aproximadamente 150 condutores foram abordados durante os comandos. Apenas um deles foi autuado por beber e dirigir.

Nestas blitze, agentes de trânsito da Prefeitura cuidam da parte educativa, incentivando os motoristas que passaram no teste a conscientizar amigos e parentes sobre os perigos de assumir o volante depois de beber.

Nas redes sociais oficiais da Prefeitura, posts publicados durante o Carnaval alertaram tanto quem passou o Carnaval na cidade, quanto aqueles que optaram por pegar a estrada. A importância da revisão do veículo, uso do cinto de segurança, assim como consequências do desrespeito às leis de trânsito foram os principais assuntos tratados nas publicações.

Ações permanentes

O Programa Lei Seca realiza ações semanais em bares, blitze, shows e eventos na cidade, além de palestras em universidades.

A iniciativa conta com parceiros como as polícias Militar, Rodoviária Estadual e Federal, o Detran, Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências e Emergências).

No ano passado, 21 blitze abordaram mais de 1.600 motoristas nas ruas, avenidas e rodovias que cortam São José. Em outra frente, com a ação “A Conta”, a equipe visitou mais de 10 estabelecimentos desde maio, quando foi lançada.

Lei Seca #Por Mais Sorrisos

O programa Lei Seca começou 2018 com uma nova proposta. Com o slogan “Por mais Sorrisos”, a campanha propõe a preservação da vida no trânsito, onde o comportamento seguro garante o ir e vir com tranquilidade e sem transtornos.

Neste sentido, as ações do programa deverão promover e incentivar, ao longo de todo o ano, atitudes responsáveis no trânsito como forma de garantir o bem-estar pessoal e familiar.

O transporte por meio de ônibus, táxi e o transporte individual regulamentado serão incentivados como forma mais tranquila e segura de deslocamento.