Via Oeste iluminada garante segurança e dá opção de lazer
Atualizado em 08/02/2018 - 17:44
casal com filho e cachorro
O casal Ricardo e Mariângela Cavalheiro, que mora no Jardim das Indústrias, aproveitou a noite desta quarta-feira (7), com o tráfego do novo trecho da Via Oeste liberado, para um passeio especial com o filho adolescente e o cachorro de estimação da família - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Iluminação moderna, nova pista, pôr do sol deslumbrante. A primeira noite após a liberação do novo trecho da Via Oeste para o tráfego foi especial para os moradores dos bairros da zona oeste de São José dos Campos.

Tinha de tudo: famílias inteiras caminhando com seus animais de estimação no passeio público recém-construído, ciclistas em grupo ou sozinhos testando a nova ciclovia, moradores contemplando o pôr do sol do bairro nesta reta final do horário de verão. Em comum, a felicidade por poderem desfrutar de um cenário que promete ser um dos ‘points’ deste verão.

Com a moderna e eficiente iluminação de LED dos 100 novos postes, todos que passam pelo local ganharam segurança e conforto para suas atividades esportivas e de lazer, o que implicará também no aumento da qualidade de vida.

O novo trecho da Via Oeste trará ainda uma mudança de hábito em um ambiente democrático, planejado para que pedestres, ciclistas e motoristas possam conviver em harmonia.

Passeio em família

Com tantas novidades e atrações, o casal Ricardo Cavalheiro e Mariângela Cavalheiro, que mora no Jardim das Indústrias, aproveitou a noite desta quarta-feira (7), dia em que o tráfego do novo trecho da Via Oeste foi liberado, para um passeio especial com o filho adolescente e o cachorro de estimação da família.

“A gente sempre vem caminhar na Via Oeste. Como agora tem esta nova iluminação de LED, hoje sentimos segurança para sair de casa mais tarde e poderemos aproveitar mais tempo na rua. Antes, tínhamos que vir mais cedo, antes de escurecer, já que ficávamos com medo de assalto. Era muito escuro. Gostei de tudo da nova Via Oeste, mas a iluminação está show. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou Mariângela, que tem 47 anos e é funcionária pública.

“Ficou show esta iluminação de LED. Vai trazer segurança para todos que caminham ou andam de bicicleta aqui na Via Oeste. Sem contar que a nova pista agilizará os deslocamentos e garantirá mais fluidez ao tráfego na zona oeste. A Prefeitura fez um trabalho completo, de muita qualidade”, disse Ricardo, administrador de 45 anos.

Segurança

Morador do Jardim Aquarius, o aposentado Zilson Cunha, 60 anos, fez questão de ir conhecer a nova ciclovia logo na primeira noite após a entrega da obra.

“É a primeira vez que venho pedalar aqui na ciclovia da Via Oeste e gostei muito de tudo, principalmente da iluminação de LED. Nesta primeira noite, já vi muitas famílias caminhando e muita gente andando de bicicleta. Quanto mais iluminado é um local, mais segurança tem a população porque se consegue, ao mesmo tempo, inibir a criminalidade e atrair pessoas de bem”.

Qualidade de vida

O motoboy Edvaldo Rodrigues, 29 anos, também aprovou as mudanças na Via Oeste e acredita que as melhorias implementadas no local pela Prefeitura contribuirão para uma mudança de hábito na zona oeste, com mais pessoas indo para as ruas para caminhadas e atividades de lazer noturnas.

Acompanhado da mulher e da sogra, ele levou a filha de apenas sete meses para um passeio na nova ciclovia.

“A Via Oeste vai garantir acesso mais rápido para todos que moram na região. Gostei de tudo, mas a iluminação de LED já trouxe um diferencial. Todas estas melhorias na Via Oeste vão garantir mais segurança e qualidade de vida para pedestres, motoristas, esportistas e ciclistas. Todos sairão ganhando”.

Projeto Iluminar

Com a instalação das lâmpadas de LED na Via Oeste, a Prefeitura deu início ao projeto Iluminar, que integra o Plano de Gestão.

O objetivo é garantir mais segurança para a população e mais eficiência à iluminação pública nas ruas e avenidas de São José, com a troca gradativa das luminárias atuais por lâmpadas de LED, mais potentes e modernas.

Além de serem mais eficientes, contribuirão para a redução dos serviços de manutenção e reparos, gerando economia para os cofres públicos.

Serão implantadas 500 luminárias no primeiro semestre deste ano, incluindo as da Via Oeste.

O projeto Iluminar prevê ainda a implantação de outras 18 mil entre julho de 2018 e julho de 2019, sempre em corredores de ônibus e nas proximidades de escolas e das câmeras de vigilância do COI (Centro de Operações Especiais).

Nova Via Oeste

A nova Via Oeste foi escolhida para receber as primeiras lâmpadas de LED devido à sua importância estratégica para o tráfego de São José e por aliar segurança, conforto e qualidade de vida nas obras públicas preconizadas pela atual Administração.

A expectativa é de que nos próximos anos a via receba um fluxo de aproximadamente 20 mil veículos/dia.
Com 2,8 quilômetros extensão e duas faixas para carro, a nova pista vai desafogar o tráfego de veículos dentro do bairro, uma vez que oferece uma nova opção de deslocamento à população.
Para quem prefere circular pelo bairro a pé ou de bicicleta, a avenida também conta com passeio público e ciclovia.