Putim recebe UBS Resolve e já realiza exames laboratoriais
Atualizado em 08/02/2018 - 14:29
A UBS do Putim recebe o programa UBS Resolve
A cabeleireira Shirley Gonçalves foi a primeira paciente a coletar exame de sangue na unidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A UBS do Putim, na região sudeste, começou a realizar exames laboratoriais dos seus pacientes nesta quinta-feira (8). É a 9ª unidade do município e a primeira deste ano a receber o programa UBS Resolve. A previsão da Prefeitura de São José dos Campos é que até o final de 2018, o novo conceito esteja implantado em 20 UBSs. A próxima será no bairro Dom Pedro I, na região Sul, a partir de 28 de fevereiro.

A cabeleireira Shirley Gonçalves Carmo foi a primeira paciente a coletar o sangue na unidade. Ela elogiou a rapidez no atendimento e a facilidade em fazer tudo mais perto de casa. “O bom é que a gente não precisa mais ir até o posto de coleta do Valeclin na avenida Andrômeda”, disse Shirley, que também elogiou as melhorias no prédio, como adequação de algumas salas de atendimento e pintura.

Regina Fátima dos Santos Endo é representante do CGU (Conselho Gestor da Unidade). Ela fez questão de acompanhar de perto o início da implantação do programa na UBS. “O posto de coleta veio ao encontro do que nós precisávamos. Temos uma unidade grande e isso vai facilitar muito para os idosos, pessoas com deficiência e gestantes, que não precisarão mais se deslocar até o posto do Valeclin”, afirmou.

Segundo ela, as demais melhorias, como aproximação da gerência à recepção, mudanças das salas e pintura, deixaram a unidade ainda mais agradável para os usuários. “O bom é que, em breve, a UBS também vai receber uma unidade avançada que atenderá especialmente aos moradores do Pinheirinho e adjacências”, destacou.

Esta unidade avançada do Putim deverá estar atendendo esta população dentro de 30 a 40 dias. São cerca de 12 mil usuários de seis bairros adjacentes: Residencial Pinheirinho dos Palmares, Santa Júlia, Terra Brasilis, Ema 2, Vila Adriana e Pernambucano.

A unidade avançada do Putim vai ser instalada no prédio onde funciona hoje a creche do Pinheirinho dos Palmares, que será desocupado. As crianças passarão a frequentar a nova creche, que está a etapa final das obras e deverá ser entregue em março.

Será a quarta unidade avançada de saúde da cidade – as outras três estão vinculadas à UBS do Novo Horizonte (unidades Majestic, Primavera e Santa Hermínia).

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (Leste)
  • Jardim São José 2 (Leste)
  • Residencial União (Sul)