UPA do Alto da Ponte oferta 800 exames de ultrassom por mês
Atualizado em 07/02/2018 - 11:29
Avaliação  06 02 2018
Esse serviço é importante para que o médico possa detectar enfermidades, auxiliar na prevenção e avaliar qual o melhor tratamento a ser seguido - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Parceira da Prefeitura na gestão da UPA do Alto da Ponte, o INCS (Instituto Nacional de Ciências da Saúde) passou a ofertar exames de ultrassom para a rede pública de saúde do município.

O atendimento começou na última sexta-feira (2) e acontece dentro da própria unidade, mediante agendamento por meio da central do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento).

O fluxo é o seguinte: o paciente passa em alguma unidade de saúde, o médico faz a solicitação do exame pelo sistema. Conforme as vagas vão surgindo, a central de agendamento entra em contato com o paciente para marcar o dia e hora do exame.

A meta é realizar 800 exames por mês, sendo 680 ultrassons simples e 120 com doppler.

O INCS é o sétimo parceiro da Prefeitura a realizar exames de ultrassonografia na rede pública. Em média, por mês, são ofertados cerca de 6 mil exames diferentes de ultrassom, realizados no Ambulatório da Mulher, AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Clínica Digen, Hospital Provisão, Hospital Antoninho da Rocha Marmo, Hospital Municipal e Instituto Tomovale de Radiologia.

Nos últimos três meses, de novembro de 2017 a janeiro deste ano, foram realizados 18.467 exames de ultrassom na rede pública. Com o novo parceiro, a média mensal irá aumentar, diminuindo o tempo de espera dos pacientes.

Esse serviço é importante para que o médico possa detectar enfermidades, auxiliar na prevenção e avaliar qual o melhor tratamento a ser seguido. A rede pública oferece cerca de 30 tipos diferentes de ultrassom.