Agentes de trânsito darão apoio na passagem do bloco 'Pirô Piraquara’
Atualizado em 06/02/2018 - 17:48
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A concentração do Pirô, nesta quinta-feira, está marcada para às 17h na Praça Afonso Pena - Foto: PMSJC

Rosi Masiero
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O bloco carnavalesco de São José dos Campos, o Pirô Piraquara, abrirá oficialmente o Carnaval joseense, nesta quinta-feira (8), a partir das 18h. Completando 30 anos, o bloco vem arrastando os foliões pelas ruas centrais da cidade, mostrando que a espontaneidade e a descontração comandam a sua história.

E como tem acontecido nos últimos anos, o Pirô Piraquara será acompanhado de bonecões das cidades de Monteiro Lobato (6), Paraibuna (5) e Caçapava (4 – ‘Bonecões da Mantiqueira’). Serão 19 bonecões do bloco joseense e mais30 do Grupo Piracema, também de São José dos Campos.

Se juntarão ao desfile 40 ritmistas (adultos e jovens) do Projeto Batucando – Formando Talentos, do Instituto Batucando, de Santa Branca. O instituto existe desde 2009 e o projeto foi criado em 2011, realizando oficinas arte educativas de ritmo, percussão, música e danças folclóricas regionais, grafites e multimídia.

Ainda farão parte do desfile do Pirô, na quinta-feira, o bloco da Associação dos Servidores Municipais (Assem) e os grupos ‘Mistura da Raça’ (Jongo), ‘Maracatu no Parque (Maracatu) e Piracema. A animação dos participantes ficará por conta da Banda de Santana e da dupla Blau e Kardec

A concentração do Pirô na quinta-feira está marcada para às 17h na Praça Afonso Pena. O bloco volta a sair no sábado (10), com concentração na Travessa Chico Luiz.

Para garantir a segurança dos foliões, haverá um reforço da Guarda Civil Municipal durante o para o período de Carnaval em todos eventos externos.

Trajetos e alteração de trânsito

Devido à passagem do Bloco Pirô Piraquara, na quinta (8) e no sábado (10), haverá interdição parcial das vias com apoio dos agentes de trânsito no trajeto do bloco. A faixa exclusiva para o ônibus nesses dias de desfile ficará livre para ser utilizado pelos motoristas dos outros veículos, deixando o outro lado da pista livre para a passagem do bloco.

Confira o percurso:

08/02/2018 (Quinta–feira) – 17h: Concentração na Praça Afonso Pena com a Rubião Júnior (Em frente ao prédio da Coletoria). Às 18h, a saída será pela Praça Afonso Pena (sentido Habib’s), Rua Rubião Júnior, seguindo para Av. São José, Rua Coronel Madeira, Av. João Guilhermino, Nelson D’Ávila, Praça Afonso Pena.

10/02/2018 (Sábado) - 9h: Concentração na Travessa Chico Luiz em frente Capela Nossa Senhora Aparecida. Às 10h, a saída para o trajeto será pela Rua Sebastião Húmel em frente shopping, segue pela Rua Vilaça, Coronel Monteiro, Av. São José (até altura do Habib’s), sentido Praça Afonso Pena onde será a dispersão.

Oficinas de Carnaval seguem até o dia 13 de fevereiro

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo preparou vários eventos em cinco casas de cultura, como oficinas de máscaras, bonecões e de samba. As atividades que vão até o dia 13 de fevereiro, acontecem no período da tarde e fazem parte da programação de Carnaval oferecida este ano à comunidade.

Em duas casas de cultura também haverá matinê carnavalesca com música ao vivo e numa terceira um baile de Carnaval. A programação é aberta ao público e não há necessidade de inscrição.

Vaja os locais:

Casa de Cultura Chico Triste (Rua Milton Cruz, s/nº, Vila Tesouro)

*Oficina de máscaras – Até o dia 9, das 15h às 17h.

Casa de Cultura Tim Lopes (Av. Ouro Fino, 2.520, Bosque dos Eucaliptos)

*Oficina de samba – Até o dia 9, das 14h às 16h.

*Matinê com música ao vivo – Dia 10, das 14h30 às 16h30.

Centro Cultural Clemente Gomes (Av. Olivo Gomes, 100, Santana)

*Oficina de máscaras e bonecões – Até o 7, das 14h às 19h.

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela (Rua Ambrósio Molina, 184, Eugênio de Melo)

Oficina de máscaras – Até o dia 9, das 9h às 11h.

Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110, Novo Horizonte)

*Oficina de máscaras – 7 e 8, das 14h às 16h.

*Matinê com música ao vivo – Dia 9, das 14h às 16h.

Casa de Cultura Flávio Craveiro Av. Lênin, 200, Dom Pedro I

*Baile de Carnaval – Dia 9, às 19h.

Distritos terão Carnaval

Os dois distritos de São José dos Campos, Eugênio de Melo e São Francisco Xavier, também contarão com atividades carnavalescas. A diversão contará com matinês, blocos, bandas entre outras.

Confira a programação:

EUGÊNIO DE MELO
12/02 (segunda-feira) e 13/02 (terça-feira)

19h | Banda Orfeu
Local: Centro Poliesportivo João Molina